• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 3 de Abril de 2024
Tempo de leitura: 14 min.

Endomarketing para o Natal: ideias de ações

Endomarketing para o Natal: ideias de ações

As festas de fim de ano, principalmente o Natal, são sempre cheias de solidariedade e esperança. Mas este final de ciclo é também um momento em que a produtividade de muitos colaboradores fica comprometida, visto que pode acontecer uma exaustão mental devido aos longos meses de trabalho.

O fim de ano é também um momento extremamente reflexivo, em que os colaboradores passam a avaliar suas atitudes e ações tomadas durante o período que passou. 

Por isso, as tradições de Natal e Ano Novo são sempre ótimas opções para não deixar a data passar em branco e promover o clima de esperança e renovação que esta época proporciona. É preciso lembrar que este é um período marcado pela solidariedade e confraternização no mundo corporativo, que irão refletir na melhora da relação entre empresa e colaboradores e também no clima organizacional da instituição. 

É neste contexto que o plano estratégico de endomarketing surge para auxiliar as empresas. Ao se preparem com antecedência por meio de um planejamento assertivo, as organizações podem pensar em ações e campanhas internas focadas no fator humano e que marquem positivamente os colaboradores.

 

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia que tem como ponto central a gestão de necessidades. Portanto, busca-se diariamente pensar sobre os desejos e necessidades dos colaboradores enquanto clientes internos da empresa. É uma forma de incorporar um sentido de identificação entre os profissionais com a cultura organizacional, buscando aumentar sua confiança, satisfação e consequentemente o engajamento.

Além disso, quando falamos sobre endomarketing, o uso da criatividade é a chave para surpreender, engajar e fidelizar os colaboradores. O início das festividades de Natal e Ano Novo é uma excelente oportunidade para as empresas executarem suas ações, já que estas influenciarão diretamente no bem-estar dos colaboradores, deixando-os mais felizes e satisfeitos. 

 

Por isso, desde a decoração do ambiente de trabalho até a famosa confraternização de encerramento de ano, todas as ações de fim de ano nas empresas proporcionam momentos importantes para unir os colaboradores, realizar dinâmicas e/ou trocar presentes. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de ações e campanhas internas de endomarketing de Natal para as organizações que ainda não entraram no clima das festividades. Confira! 

ações-de-endomarketing-para-o-natal (4)

Decoração de Natal

Um dos grandes pontos que podem influenciar e envolver os colaboradores desde o início das atividades é o investimento na decoração natalina. Isso acontece porque a decoração pode despertar memórias afetivas.

Por isso, investir em árvores de Natal, luzes coloridas e outros objetos característicos dessa celebração é muito mais que apenas uma tradição comum. Enfeitar o ambiente corporativo provoca uma mudança de ares!

Além disso, nada melhor que a lembrança de que o fim do ano está logo ali, não é mesmo? Um lembrete desses é capaz de motivar a equipe de forma simples e afetiva. Veja algumas ideias de decoração natalina!

Decoração de Natal tradicional

O que lhe vem à cabeça quando pensa no Natal? Provavelmente imagens dos clássicos filmes natalinos pipocaram em sua mente, certo?

Para uma decoração natalina tradicional, basta investir em uma árvore de Natal com luzes, meias decorativas penduradas com doces, gorros distribuídos pelos ambientes e até mesmo alguns piscas-piscas espalhados pelos departamentos.

Árvore de Natal colaborativa

Ter uma árvore de natal colaborativa, em que cada profissional é convidado a trazer ou confeccionar um enfeite, é uma excelente ideia para engajar toda a equipe.

Ou, talvez, uma árvore com retrospectiva dos melhores momentos do ano, em que, ao invés de bolinhas, a decoração seja feita com fotos reveladas da equipe e/ou sonhos e metas realizadas.

Mural natalino virtual

Também é importante ressaltar a necessidade de inovar e se adaptar às tecnologias atuais. Ter uma interface decorativa na plataforma de comunicação interna, por exemplo, pode ser uma maneira de aproximar os colaboradores de uma maneira diferente.

Com uma intranet ou rede social corporativa, pode-se criar um mural com mensagens de fim de ano, publicar comunicados sobre as comemorações e até mesmo criar uma árvore de Natal virtual!

Essa é uma ótima saída para engajar também os colaboradores que trabalham no modelo remoto, por exemplo.

Painel de fotos

Uma outra opção de decoração é elaborar um painel com fotografias de todos os funcionários no formato de uma árvore de Natal. Para fazer de uma forma mais divertida, é possível acrescentar alguns gorros e composições natalinas nas fotografias. Aqui, o que vale é a criatividade!

Decoração externa

Além da decoração interna da empresa, que tal colocar enfeites também na fachada do local? A decoração anual de Natal pode virar uma atividade colaborativa divertida e se tornar uma tradição da empresa, além de ser uma forma de mostrar às pessoas que o negócio entrou em clima de fim de ano.

Gorros de Natal 

Que tal distribuir gorros natalinos e incentivar que todos os funcionários passem a usar o acessório nos dias que antecedem o Natal? É algo completamente divertido e uma forma de deixar a empresa ainda mais no clima de fim de ano. Talvez, alguém possa até querer incorporar o Papai Noel e distribuir lembrancinhas para a equipe!

Lembrando que a empresa não precisa, necessariamente, seguir essas sugestões. O que vale é a criatividade e se adequar, de alguma forma, ao orçamento da instituição. Isso porque, dependendo do valor e da quantidade de colaboradores, o investimento na decoração pode ser maior ou menor. Além disso, também é importante que a organização considere qual seu público interno, seus interesses e vontades pessoais, e de que forma isso pode refletir na decoração.

ações-de-endomarketing-para-o-natal (2)

Decoração de Natal para home office

É importante lembrar que a pandemia do Covid-19 fez com que muitas empresas tivessem que adaptar seus modelos de trabalho para o home office. A tecnologia também tem permitido que muitas organizações mantenham empregos remotos.

Dessa forma, se a instituição é adepta a esse novo formato, é interessante garantir que os colaboradores recebam um kit de decoração natalina para decorar o ambiente de trabalho e entrar no clima mesmo à distância!

Para compor o kit, itens como estes podem ser incorporados:

  • Pisca-pisca; 
  • Meia do Papai Noel; 
  • Guirlandas; 
  • Miniaturas para a mesa de trabalho; 
  • Gorro do papai noel; 
  • Arte para usar como plano de fundo em reuniões online;
  • Caneca de final de ano. 

As mesmas regras do tópico anterior também valem para as ações voltadas ao home office: conheça a sua equipe e quais seus gostos antes de montar campanhas de endomarketing!

ações-de-endomarketing-para-o-natal

Ações internas de Natal

Ações para o público interno da empresa são uma ótima maneira de movimentar a rotina de trabalho e engajar os times no fim de ano. Vamos deixar as coisas mais divertidas? Veja algumas ideias que podem ser aplicadas na sua organização!

Competição de melhor decoração 

É uma tradição americana realizar competições amigáveis para ver qual será a melhor decoração de Natal. Que tal incorporar esta ideia e organizar um concurso entre os departamentos, incentivando o trabalho em equipe e o engajamento entre os colegas? Basta premiar o time que estiver mais bem decorado ou com a árvore de Natal mais bonita, por exemplo!

Podcast interno 

A época do Natal desperta muitas lembranças afetivas, o que pode trazer à tona muitas histórias divertidas e emocionantes. Um modo de fazer com que os colaboradores compartilhem esses momentos é realizar podcasts internos com a temática natalina, incentivando a troca de informações entre os times.

Outra sugestão é trabalhar com temáticas de final de ano, por exemplo:

  • Expectativa vs realidade; 
  • Retrospectiva anual; 
  • Curiosidades sobre a data (exemplo: por que o Natal é comemorado nessa data? Por que o papai noel é conhecido pela cor vermelha?); 
  • Melhores resultados do ano. 

Templates divertidos

Um template comemorativo é uma forma de divulgar os melhores momentos do ano. O departamento que alcançou os melhores resultados, produto mais vendido, funcionário que mais se destacou, melhores campanhas desenvolvidas… Pode-se incluir categorias que englobam todos os funcionários da empresa, dando reconhecimento a todos.

Outra alternativa é desenvolver um template temático de curiosidades sobre o Natal e Ano Novo. Pode-se abordar informações interessantes, como significado dos símbolos natalinos, como é comemorado em outros países, as cores e origem. 

Além disso, é possível criar um template especial e divulgar desejos de final de ano da alta gestão aos colaboradores. É um método de compartilhar frases de incentivo e agradecimento pelo ano que passou. Outra opção ainda é pedir que os colaboradores enviem seus desejos – podendo ser pela intranet ou pela caixinha do Papai Noel, por exemplo – e então divulgá-los.

Desafios 

Para manter o engajamento dos funcionários e promover a integração durante todo o mês de dezembro, basta escrever diversos desafios em pedaços de papel e colocar em uma caixinha postal do Papai Noel ou na árvore de Natal. Peça para que todos os profissionais retirem um novo desafio diariamente — ou semanalmente — e que o realizem até o final do ano. 

Veja alguns exemplos de desafios:

  • Indique sua música natalina favorita aos seus colegas de time; 
  • Indique algum filme natalino; 
  • Traga um doce típico para os seus colegas; 
  • Compartilhe contos natalinos; 
  • Elogie seus colegas de trabalho; 
  • Indique uma receita; 
  • Faça uma playlist colaborativa; 
  • Distribua gorros natalinos para os seus colegas; 
  • Fale sobre sua animação natalina preferida;  
  • Compartilhe seu drink preferido com os seus colegas; 
  • Fale sobre as principais qualidades do seu time.

Amigo secreto 

A brincadeira de amigo secreto, conhecido também como amigo oculto, é uma tradição comum entre diversas empresas. A troca de presentes e o momento de confraternizar com os amigos é algo que sempre rende boas lembranças. 

Com o avanço da tecnologia, existem sites e aplicativos que podem auxiliar no sorteio dos amigos e até criar listas de presentes.

A melhor parte de realizar o amigo oculto no final do ano é confraternizar com os amigos e abrir os presentes ao lado de todos. Utilize os canais de comunicação para divulgar essa ação e para estimular a participação de todos na campanha ou, se for necessário, divulgar o perfil dos colaboradores juntamente com algumas sugestões reforçando o que cada um gostaria de receber.

Biscoitos de Natal 

Nos Estados Unidos, deixar um prato com biscoitos e um copo de leite para o Papai Noel na véspera de Natal é uma tradição bem estabelecida entre as crianças. Isso acontece porque, tradicionalmente, deixar guloseimas nas meias penduradas nas chaminés era um sinal de boas-vindas ao Papai Noel. 

Por isso, distribuir e/ou enviar biscoitos decorados com um bilhete escrito se torna um cuidado super especial com os colaboradores. Invista nesse carinho! 

Dicas de festas

Peça que os colaboradores encaminhem dicas de locais para comemorar o Natal e o Réveillon, e depois divulgue para todos os membros. A procura por lugares diferentes e especiais nessa época do ano é grande, e nada melhor do que propor ao time uma ajuda coletiva para organizar as comemorações.

Esta é uma forma de gerar uma interação colaborativa entre as equipes, além de ser uma maneira de cada um mostrar seus interesses.

 

Chegada do Papai Noel 

Funcionários que possuem filhos, por exemplo, dificilmente não irão querer participar de momentos como esse, em que as crianças ficam empolgadas com a possibilidade de ver a chegada do Papai Noel.

Promover este tipo de evento, com um cenário bonito e toda a composição natalina, incluindo a poltrona do Papai Noel, é uma excelente forma de proporcionar boas recordações para os profissionais e suas famílias. 

Outra proposta é distribuir crachás de ajudante de Papai Noel para as crianças, elaborar um concurso de desenho entre os filhos dos colaboradores e  também ter um cenário temático com direito a um fotógrafo para recordar o momento.

Aproximar a família da empresa ou envolvê-la de alguma maneira nas ações de endomarketing pode ser algo assertivo para melhorar o engajamento dos funcionários, além de ser uma troca muito importante entre a instituição e o colaborador.

Presentes e benefícios 

Ganhar um agrado da empresa é algo sempre bem recebido pelos colaboradores. Os presentes são uma forma de reconhecer a dedicação dos funcionários ao longo dos meses. A melhor forma de acertar no presente é pedindo sugestão aos líderes, que têm um contato mais próximo com seus times. Mas, caso não consiga identificar o que os colaboradores desejam, separamos algumas dicas: 

  • Flexibilizar o trabalho nas datas festivas;
  • Canecas; 
  • Ingressos para shows culturais; 
  • Ingressos para cinema; 
  • Cartão-presente; 
  • Difusores de essências; 
  • Cesta com guloseimas e bebidas; 
  • Chocolates;
  • Panetone ou chocotone. 

Uma outra alternativa é fazer parcerias com lojas e locais para que os colaboradores consigam descontos na hora da compra dos presentes. Seguindo essa linha, dependendo do orçamento disponível, a empresa também pode realizar sorteios de alguns eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos ou mesmo algum tipo de bônus em dinheiro. 

Kit de férias 

Muitas empresas costumam realizar férias coletivas no final do ano. Nesses casos, é interessante entregar um kit de boas férias com itens referentes ao verão, por exemplo.

No kit, pode-se incluir chinelos, toalhas, guarda-sol e outros itens que possam colaborar com esse momento de diversão e relaxamento. 

Confraternização

A festa de confraternização é uma das mais tradicionais ações de final de ano no mundo corporativo, sendo uma ocasião aguardada com bastante expectativa entre os colaboradores.

A empresa pode escolher entre fazer jantares e celebrações formais e reuniões mais descontraídas, de acordo com o formato e o local que seja mais viável. É importante que seja organizado de uma forma que reforce a cultura e o senso de pertencimento dos colaboradores com a organização.

Para que a festa de confraternização seja bem estruturada e saia como o planejado, é preciso pensar em:

  • Quantidade de pessoas; 
  • A proposta ou tema do evento;
  • Um local inovador; 
  • Horário ideal;
  • Planejamento e convite com antecedência; 
  • Criar um clima de expectativa;
  • Incluir uma atração na festa;
  • Bebidas;
  • Definição do cardápio; 
  • Fazer reconhecimentos. 

O local de trabalho também é um ambiente que as pessoas passam grande parte do tempo, muitas vezes mais do que com a própria família. Esse vínculo criado faz com que a empresa se torne uma segunda casa para muitos. Logo, permitir que os colaboradores levem os familiares na confraternização é ótimo para integrar ainda mais toda a equipe.

Outro ponto é que a confraternização é um ótimo momento para falar sobre objetivos, conquistas e metas sem a formalidade do dia-a-dia. Com cuidado para não quebrar o clima, mantendo um tom otimista, é possível abordar as perspectivas e os objetivos para o próximo ano.

Esses são os principais itens a serem considerados na organização de uma festa de final de ano divertida e capaz de engajar ainda mais a equipe!

Comunicado de final de ano

Por fim, esta ideia é para a alta gestão. Em um e-mail ou em comunicado na intranet corporativa, formatado na temática de Ano Novo, informe os principais números do ano como metas batidas, número de vendas, novos clientes, novos colaboradores, eventos marcantes e prêmios conquistados.

Ou seja, faça um resumo das memórias importantes do ano. Ao final, você ainda pode colocar um link que direciona a um presente surpresa como reconhecimento pelas conquistas de todos!

ações-de-endomarketing-para-o-natal (3)

Natal solidário 

O conceito de solidariedade é complexo e aberto a inúmeras interpretações, que dependerão muito das exigências pessoais que cada indivíduo teve durante a sua vida.

Mas, de modo geral, podemos relacionar a duas ideias: a capacidade que os seres humanos têm de compadecer com a dificuldade de outras pessoas e as ações tomadas para fazer algo sobre isso, minimizando a desigualdade e trazendo mais qualidade de vida ao próximo.

Quando falamos sobre Natal solidário, estamos falando – sobretudo – das ações e campanhas internas desenvolvidas para incentivar os funcionários a serem os “ajudantes” do Papai Noel, onde os profissionais são convidados a doarem alimentos, brinquedos e/ou itens de necessidade básica. 

Veja algumas ideias para realizar um Natal Solidário na sua empresa:

Oficina do Papai Noel

Funcionários que são pais e/ou responsáveis por crianças possivelmente possuem brinquedos ou itens que acabaram sendo deixados de lado. Nesse caso, é possível promover alguma ação que incentive e mostre como esses itens – tanto brinquedos quanto roupas, por exemplo – podem ser úteis para outras crianças.

É importante sensibilizar o time, apresentando a quantidade de crianças em situações de vulnerabilidade social nas instituições e ONGs, e como uma ação simples pode mudar o Natal delas.

Nessa campanha, é válido que uma equipe seja responsável por revisar os brinquedos, separá-los por idade e fazer as embalagens para presente. Depois, basta deixar outra equipe responsável para entregar em alguma comunidade carente ou instituições de caridade que apoiam crianças. Essa atividade promove a interação entre os departamentos e o espírito de equipe e solidariedade. 

Visitas a crianças em situação de vulnerabilidade social

Que tal incentivar os próprios funcionários a  visitar orfanatos, hospitais e entidades para brincar com as crianças? Dessa maneira, fica muito mais fácil apresentar, de maneira direta, quão bem essas doações podem ser recebidas, e o quanto esses presentes fazem a diferença na vida de centenas de crianças. 

Além disso, é uma oportunidade de incentivar a socialização dessas crianças. Passar um tempo em companhia de outras pessoas é muito divertido e saudável para todos os envolvidos. É uma experiência marcante na vida dos colaboradores. 

Mas atenção: antes de qualquer ação, em qualquer instituição e/ou ONGs, é preciso que as visitas tenham autorização para acontecer, podendo ser recusado devido à proteção da identidade dos pequenos.

Cartinha de Natal nos Correios 

Todos os anos, os Correios disponibilizam uma série de cartinhas endereçadas ao Papai Noel, para serem “adotadas” por quem quiser contribuir realizando os pedidos de crianças que, muitas vezes, não estão em uma situação social favorável. 

Por isso, incentivar que os colaboradores adotem uma cartinha dos Correios é uma excelente forma de fazer a diferença no Natal Solidário de milhares de crianças. Participar da campanha é muito fácil: basta visitar uma agência e retirar a sua cartinha – em alguns casos, isso também pode ser feito on-line por meio do site do Correios.

Exemplo de campanhas solidárias

Em 2016, o McDonald ‘s realizou a campanha McSolidário, que arrecadou fraldas e itens de higiene pessoal para serem doados ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas. Nessa campanha, que foi um sucesso, o próprio hospital elaborou uma lista de pedidos que incluem sabonetes, creme dental infantil e adulto, pomada para assadura, lenço umedecido, fraldas infantis e geriátricas. 

Outro exemplo de sucesso foi realizado pela Fundação Nestlé que, em 2020, lançou uma ferramenta que possibilitava escolher, de acordo com as opções disponíveis, a melhor modalidade de participação no Natal Solidário. Entre as opções, estavam: escolher adotar uma cartinha, doação do valor correspondente e a doação de livros. Ao todo, com as ações, a Fundação Nestlé conseguiu atender mais de mil crianças de ONG’s parceiras, em mais de 12 cidades brasileiras. 

Os colaboradores que apoiam essa causa, além de favorecerem a si mesmos com a sensação de dever cumprido, também criam laços fortes com a empresa, já que reforça a sintonia de valores pessoais e organizacionais.

Conclusão

Essas são apenas algumas sugestões de como aplicar ações de endomarketing nas organizações. É importante ressaltar que cada empresa precisa planejar suas atividades de acordo com aquelas que mais se adequam à sua cultura organizacional, valores e ao perfil dos seus colaboradores.

Pensar, criar e pôr em prática as ações de endomarketing aproxima ainda mais as diferentes hierarquias, além de manter as equipes engajadas e motivadas para começar o próximo da melhor maneira possível.

Confira mais conteúdos e que podem ajudar sua empresa em diferentes níveis. Também siga a Vivaworks nas redes sociais e acompanhe nosso blog!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.