Comunicação Interna: 4 Erros que Afetam o Engajamento

São cinco pessoas sentadas em uma mesa, três mulheres e dois homens que estão realizando uma reunião. Elas estão utilizando computadores e conversando sobre.
Entenda quais são os 4 erros principais que afetam o engajamento da sua empresa.

Já se perguntou quais são os erros que afetam o engajamento dentro da sua empresa? Vem com a gente que iremos mostrar para você quais são os principais problemas e como corrigi-los! 

Antes de tudo, devemos entender que o engajamento é a relação de duas pessoas ou um grupo de pessoas por uma mesma causa. Visto isso, compreendemos a importância da comunicação entre esse grupo de pessoas, pois, somente com ela, será possível ocorrer a interação e o desenvolvimento de atividades. 

Logo, percebemos uma relação muito forte entre a Comunicação Interna e o Engajamento, sem levar em consideração esses dois fatos, a empresa não conseguirá atingir bons resultados e, acima de tudo, não manterá seu time comprometido com a causa. Então, pensando nisso, listamos 4 erros que afetam o engajamento da sua empresa!

1º: não ouvir os colaboradores

Quando pensamos em comunicação interna, elencamos diversos tipos, como: top-down, mão dupla, horizontal, vertical, entre outras. Sendo assim, sabemos que cada uma tem um objetivo e um porquê de ser utilizada. Porém, é importante garantir que seus colaboradores também possam falar e se expressar.

Banner com o texto - e-book, gratuito. 7 tipos de uma boa comunicação interna

Vale lembrar que o engajamento depende da integração entre as pessoas, independente do nível hierárquico. Portanto, a liberdade na comunicação é crucial para fomentar o desenvolvimento de novas ideias e manter os colaboradores comprometidos, pois, ao ouvi-los a empresa demonstra uma confiança e isso gerará a sensação de pertencimento com a causa da organização. Logo, ao ser ouvido, o integrante sente que faz parte do todo.

Você pode utilizar de canais oficiais como ouvidoria ou até mesmo algo mais descontraído como enquetes e caixa de ideias. São diversas possibilidades para solucionar esse problema. 

2º: falta de linguagem adequada

As pessoas precisam entender qual o rumo que a empresa quer seguir, o que planejam fazer, quais são os objetivos, a cultura, entre outros pontos. Tudo o que permeia a empresa deve estar de maneira clara para cada colaborador. 

Portanto, é importante considerar que dentro de uma empresa há diversas áreas, setores e públicos. Logo, a linguagem da comunicação deve se adequar de acordo com o receptor. Imagine, utilizar termos de marketing e vendas para o pessoal do financeiro. 

Desta forma, é importante ter uma linguagem clara e adequada para cada público e, ao falar com toda a empresa, garantir que a comunicação seja fácil para todos. Finalmente, essa atenção com a forma de se comunicar garante uma efetividade da mensagem e consequentemente, uma maior adesão e engajamento.

3º: cultura organizacional não definida

A cultura de uma empresa é algo que norteia as ações dos colaboradores e, também, a sua postura perante o mercado e clientes. Portanto, sem ela, a empresa não possui um direcionamento sobre como os indivíduos podem agir e o que podem fazer. 

Imagine um navio sem uma bússola, é a mesma coisa que uma empresa sem uma cultura formalizada e bem comunicada para os colaboradores. Logo, a compreensão da essência da empresa é primordial para uma integração com a mesma causa, ou seja, todos estarão indo para o mesmo lado. 

4º: não possuir um canal oficial de comunicação

Quando falamos de canal oficial de comunicação, não estamos nos referindo a aplicativos de mensagem pessoal, e-mails ou murais. Nos referimos a um sistema feito para isso, somente para a empresa e seus colaboradores. Um exemplo disso é uma Intranet Corporativa. 

Com uma Intranet a empresa se torna capaz de mensurar a efetividade da sua comunicação e a geração de engajamento dos colaboradores, por meio de reações, comentários, interações, visualizações, entre outros. 

Além disso, a Intranet passa confiança ao colaborador por ser o único canal oficial da empresa, onde tudo pode ser encontrado, comunicado ou discutido. Logo, vale lembrar que uma maior confiança gera um senso de pertencimento e isso impacta diretamente no engajamento das pessoas. 

Finalmente, sabemos que a atenção com o engajamento da empresa é uma atividade constante e que precisa ser trabalhada com cuidado para que toda a empresa esteja comprometida. Quer saber mais como a Vivaintra pode solucionar seus problemas? Fale com especialista e experimente grátis!

You May Also Like