• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Soluções de RH
Atualizado: 27 de Março de 2024
Tempo de leitura: 8 min.

10 problemas causados pela falta de engajamento

Uma empresa com uma equipe bem alinhada e engajada pode crescer e produzir com mais qualidade e em menos tempo. Atualmente são muitas as empresas que sofrem com a falta de engajamento dos colaboradores.

Além disso, quando a empresa não investe em ações e ideias para engajar colaboradores, a falta de comprometimento no ambiente de trabalho gera diversos problemas para a empresa. Será que sua empresa sofre com isso?

Para descobrir, listamos aqui alguns problemas que as empresas podem sofrer se os colaboradores não estiverem engajados. Continue lendo para conferir.

Sua empresa passa por esses problemas?

1. Rotatividade na equipe

Um processo de contratação de novos colaboradores leva tempo, dinheiro e energia da empresa e dos próprios funcionários responsáveis por isso. Além disso, se há muita rotatividade, é bem provável que isso seja um problema devido à falta de engajamento.

Afinal, pessoas que não se sentem conectadas ao seu trabalho não encontram muitos motivos para permanecerem ali.

2. Queda na produtividade

Da mesma forma, seus colaboradores não irão produzir mais e melhor se não estiverem engajados. É fato que os gerentes querem que suas equipes produzam com qualidade. E consequentemente usam o indicador de produtividade nos feedbacks. Mas se a empresa não procura ter uma estratégia para engajar os colaboradores, o resultado não será como o esperado.

Pense na estratégia. Pense em como aplicá-la e então poderá colher os frutos de uma força de trabalho produtiva.

3. Rotatividade dos millennials

As empresas estão cada vez mais contratando os jovens. Afinal, eles são abertos a novas ideias, são criativos e entendem muito bem de tecnologia. No entanto, tendem a ser mais exigentes quanto ao local de trabalho e sua cultura. O que fazer, então?

O ambiente da empresa deve se adequar a esses profissionais. Bem como criar estratégias para engajá-los (como já dito no item acima). Todavia, se você ignorá-los, eles não ficarão com você.

4. Pouca colaboração

Já a colaboração no ambiente de trabalho resulta em trabalhos com mais qualidade, soluções criativas e ideias inovadoras. Sendo assim, gestores devem sempre fomentar a colaboração. No entanto, só há colaboração efetiva quando os colaboradores estão engajados e alinhados com a empresa.

Por outro lado, não estar engajado faz com que seu colaborador fique desanimado e não tenha vontade de trabalhar com os outros. Além de que, quem fica com o resultado negativo é a própria empresa.

5. Sem novos talentos

Pense bem: quando você vê uma empresa que não possui retenção de colaboradores, pensa que há algo de errado, não é? Você enviaria currículo para concorrer a uma vaga em uma empresa assim? Olha, provavelmente não, né?

Pois é! Se sua empresa não procura engajar os talentos que já possui, vai acabar perdendo outros talentos que estão por aí. Além disso, novos colaboradores podem trazer novas ideias aos processos internos, por exemplo. Nesse sentido, todo esse prejuízo se daria por falta de engajamento da sua equipe!

6. Atenção no serviço ao cliente

Já ouviu falar que colaborador feliz significa cliente feliz? Então grave isso e não deixe seus colaboradores desengajados. Afinal, uma vez insatisfeitos, eles não se esforçarão para oferecer um bom serviço aos seus clientes.

E sejamos sinceros, os clientes não querem lidar com um atendimento ruim. Se isso for o que irão encontrar em sua empresa, com certeza eles irão para outro lugar. Ainda assim, irão sair com uma imagem negativa da sua empresa.

7. Faltas frequentes

Se você tem pessoas no seu time que estão desengajadas e não gostam do ambiente de trabalho, prepare-se. Você verá colaboradores não aparecendo ao trabalho e nem se sentindo mal por isso.

Lembre-se que a ausência no trabalho e a falta de engajamento andam lado a lado. Bem como prejudicam qualquer organização.

8. Não há evolução

Ainda assim, mesmo com colaboradores talentosos, todos são capazes de melhorar. Quando membros da equipe melhoram naquilo que fazem, toda a empresa é beneficiada. Mas estar em constante desenvolvimento requer motivação. E motivação vem quando seus colaboradores estão engajados.

Afinal, quem não faz o que quer ou não gosta, não verá motivos para melhorar. Ou seja, se você quer um time cada vez mais qualificado, engajá-los é essencial nesse processo.

9. Pessoas mais difíceis de lidar

Você que é líder, já deve ter trabalhado com pessoas mais resistentes, pouco flexíveis, certo? E a falta de engajamento faz isso com sua equipe. Colaboradores engajados ouvem suas ideias, consertam problemas e levam críticas tranquilamente. Mas o contrário também é verdade.

Pessoas difíceis afetam o clima no ambiente de trabalho e desmotivando os outros colaboradores.

10. Produtos e serviços com baixa qualidade

Junto com providenciar um ótimo serviço ao cliente, está a produção de produtos e serviços de qualidade. Como consequência isso é produzido quando se tem ótimos colaboradores na empresa. Mas até mesmo bons profissionais podem acabar falhando em empresas que não buscam engajar seus colaboradores.

Sem bons profissionais engajados, você não conseguirá oferecer algo que chame a atenção dos seus clientes.

A falta de engajamento é um problema real e que acontece em muitas empresas. Mas para que isso aconteça cada vez menos na sua, aqui vai uma lista de ideias. Utilize as dica para engajar sua equipe. Bem como ter colaboradores que de fato fazem sua empresa se destacar:

Como diminuir a falta de engajamento de colaboradores?

Dê voz aos seus colaboradores

Sua equipe com certeza quer trabalhar em um ambiente onde pode dar sua opinião, ser ouvido e perceber que isso é valorizado por seus líderes. Criar uma cultura onde todos realmente colaboram com o desenvolvimento dos colegas de trabalho e com a empresa fará a diferença na hora de engajar seus colaboradores.

Se sentir ignorado apenas fará com que eles não desejem cooperar para o crescimento da empresa nem com os clientes. E isso pode ser prejudicial à organização.

Incentive-os a se conhecerem

É importante que os líderes da empresa incentivem os colaboradores a se conhecerem. Já pensou um ambiente de trabalho onde os colaboradores não se comunicam e não conhecem seus colegas? Isso não parece nada atrativo para quem passa a maior parte do seu dia em um ambiente assim.

Se você quer que seus colaboradores sejam engajados com a empresa, proporcione momentos em que sua equipe possa se conhecer mais. Bem como trocar conhecimento e ideias. Dessa forma, eles irão ajudar uns aos outros e criar uma cultura de colaboração para o crescimento da organização.

Recompense pelo trabalho bem feito

Feedbacks são importantes em qualquer relação. E no ambiente de trabalho esses retornos precisam ser feitos regularmente. Ao receberem elogios ou críticas construtivas, os colaboradores serão motivados a continuarem o bom trabalho e até mesmo melhorar.

Uma dica é, além do feedback, recompensar pelo trabalho que é bem feito. Preste atenção nas pessoas que trabalham na sua empresa. Se reparar em alguém que se destaca e está em constante progresso, dê alguma recompensa! Pode ser um bônus, um presente, algo que mostre que a empresa agradece e percebe sua dedicação.

Além disso, outros se sentirão incentivados a se dedicar ainda mais em suas atividades. Uma cultura de reconhecimento contribuirá muito para o engajamento dos seus colaboradores.

Invista em colaboração

Ter pessoas que te ajudam e colaboram com suas atividades no ambiente de trabalho é um ponto positivo e que eleva o nível de engajamento dos colaboradores. Por isso, a empresa precisa estar atenta aos processos internos e viabilizar a colaboração entre as equipes.

Além de motivar os funcionários, agrega muito à qualidade dos produtos e serviços que serão produzidos. Se duas cabeças pensam mais que uma, por que não investir em ferramentas e processos colaborativos no ambiente empresarial?

Deixe claro os objetivos e responsabilidades

Você já viu alguém reclamar de fazer um trabalho que não era seu? Algumas vezes acontece. Mas se isso for frequente, a motivação dos seus colaboradores só vai diminuir. Ter a descrição dos cargos e pontuar as responsabilidades e objetivos de cada colaborador pode ajudar no desenvolvimento e cumprimento das tarefas. Além de evitar mal entendidos.

Ofereça e incentive treinamentos

Se você conseguir fazer com que seu colaborador se sinta valorizado, você está no caminho certo. Uma das formas de fazer isso é mostrar que se importa com sua carreira profissional oferecendo treinamentos.

Muitas empresas tendem a achar que investir no profissional do funcionário fará com que o mesmo acabe saindo da empresa por ter mais conhecimentos. Mas vamos pensar além disso. Afinal, desenvolver as habilidades do seu colaborador irá beneficiar a sua empresa, seja num curto ou longo período de tempo. Por isso, busque valorizar o colaborador que contribui efetivamente com a sua empresa. Um colaborador com mais habilidades aplica seus conhecimentos na empresa e os dissemina aos colegas de trabalho.

Dê preferência ao público interno

Quando há vagas disponíveis em algum cargo ou departamento em sua empresa, como funciona o processo seletivo? A empresa procura talentos apenas fora?

Saiba que promover um colaborador para uma determinada vaga disponível ou abrir o processo seletivo internamente primeiro pode fazer a diferença. Isso mostra que você também valoriza quem já está lá dentro e possibilita um crescimento para o profissional.

Além disso, como já dito, um processo de onboarding para novos colaboradores pode ser demorado e custoso para qualquer empresa.

Realize concursos

Integre seus colaboradores com a empresa e sua cultura com criatividade e novas formas de envolvê-los. Por exemplo, concursos internos pode ser uma boa para descontrair e mostrar que o local de trabalho não precisa ser um lugar chato e monótono.

O concurso pode ser de fotos ou vídeos, envolvendo até mesmo familiares e amigos dos colaboradores. Isso contribui para mostrar que a empresa se importa não apenas com o bem-estar dos seus clientes, mas principalmente de quem faz a empresa andar: os próprios funcionários!

Envolva a equipe em decisões da empresa

Muitos colaboradores têm contato direto com os clientes da empresa. E por isso acabam conhecendo muito bem o que o público-alvo da empresa busca, deseja e o que não gosta.

Então não tem como deixá-los de fora de alguns processos importantes da empresa. Eles podem colaborar muito ricamente para o sucesso da empresa ao darem opiniões pautadas no comportamento dos clientes.

Claro que essa é apenas uma das formas de fazer isso. Envolver os colaboradores em decisões da empresa é valorizar sua equipe e o conhecimento que eles vêm adquirindo em seu trabalho, certo?

Conclusão

Como vimos, há diversos motivos para não deixar seus colaboradores desmotivados. Não estar atento ao fator engajamento em sua equipe pode trazer prejuízos à empresa. E as repercussões podem piorar a situação.

Mas há também inúmeras maneiras de manter sua empresa com os colaboradores engajados! Lembre-se de que para isso é importante uma comunicação bem alinhada entre colaboradores e gestores. Além de um ambiente de trabalho confortável e harmônico. 

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.