A Comunicação Corporativa e o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é um mês no qual as empresas trabalham para conscientizar seus colaboradores sobre o combate ao suícidio. Trata-se de um tema delicado, porém com muita importância, e a Comunicação corporativa é responsável por transmitir assuntos relevantes para esse mês, e muito melhor, promover ações, que buscam melhorar o bem estar e a qualidade de vida do seu colaborador. Sendo assim, vamos falar sobre, A Comunicação Corporativa e o Setembro Amarelo.

O Endomarketing quando pensa nessas estratégias, valoriza ainda mais a Marca e leva uma comunicação informativa até seu leitor. Visto que, estas informações servem muita das vezes para ensinar seu colaborador sobre determinado assunto e educar, buscando trazer novas práticas que colaborem no dia a dia e em uma melhor performance.

Você conhece o Setembro Amarelo?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). A data foi criada em 2003, com o objetivo de prevenir o ato do suícidio, por meio de estratégias governamentais no país. A data oficial é dia 10 de setembro, porém as ações podem ser divulgadas no mês todo. Neste dia, cerca de 600 atividades em 70 países do mundo são promovidas para salvar vidas.

Agora que você já entendeu um pouco sobre a Campanha, veja como você pode executar essa campanha internamente:

Convide um(a) psicólogo(a) para conversar com seus colaboradores

Quando se trata de um assunto delicado, nada melhor do que convidar uma pessoa que entenda do tema e conforte seus colaboradores através do ensinamento. Esse é o momento onde você levanta alguns questionamentos, que são de interesse do seu público, após isso crie um bate papo com a psicólogo(a), de forma que a pessoa consiga ser esclarecedora e que transmita a importância desse mês. 

A Comunicação Corporativa é imprescindível nesse momento, pois é com ela que vamos sinalizar sobre o evento em si, coletar informações e questionamentos levantados. Quando a comunicação é efetiva, as ações se tornam mais simples de serem executadas, e consequentemente, os resultados positivos são gigantescos, trazendo uma melhora no fortalecimento da cultura e da marca, melhora no clima organizacional e um diferencial competitivo. 

Divulgue temas importantes

Além de todo suporte que o profissional pode prestar sobre o tema, crie notícias e divulgue em sua rede social corporativa. A Vivaintra é ótima para colaborar com as ações do Endo, e ajudar na conscientização de seus colaboradores.

O módulo de Notícias, se mostra importante na hora de levar esse conteúdo esclarecedor até o leitor. As notícias principais, são divulgadas em forma de carrossel, tornando muito mais interessante e atrativo.

Quais temas podem ser divulgados?

  • Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional.
  • Ansiedade, excesso de preocupação intensa.
  • Depressão.
  • A importância de ter uma mente saudável.

Esse suporte comunicativo é essencial, pois é necessário entender que a empresa é responsável por levar esse ensinamento, visto que, o colaborador passa a maior parte do seu tempo dentro do seu negócio, ou seja, se ele estiver contente com o clima, com a cultura e a gestão, com certeza isso será um diferencial para ele e para a empresa.

Troque mensagens de carinho

Essa ação é muito importante, pois não existe nada melhor do que chegar em seu local de trabalho e conseguir saber o que o seu time, pensa de você, bem como, o que eles vêem de melhor em sua pessoa. Quando se trata de um tema com grande impacto social, devemos pensar em formas que essa mensagem seja enviada, então o ponto principal dessa campanha é se amar, visto que, uma palavra amiga faz a diferença na vida de qualquer pessoa, pois todos são importantes. 

Tudo aconteceu com ajuda do HOTSITE (um módulo da Vivaintra), onde foi criado uma página específica para a Campanha, sendo possível enviar mensagens e responder, com o objetivo de você falar o que enxerga de melhor nessa pessoa. O Hotsite se mostrou responsivo por conseguir transmitir o valor da importância de se preocupar com o próximo. E tudo isso acontece de forma digital, é inovador e promove a empatia na vida de cada um.

A Comunicação acontece o ano todo…

Com a Vivaintra, nunca ficou tão fácil promover as campanhas de Endomarketing e fortalecer a comunicação interna. Em uma era digital, precisamos pensar num formato que valorize a marca, e que consiga multiplicar os valores que constituem o negócio.

A liderança multiplica ensinamentos

Para o líder, trabalhar em um local onde tem uma rede social corporativa, ajuda muito em sua gestão, visto que, poderá se comunicar diariamente com seu time, ter todas as informações centralizadas em um único local, as campanhas de Endomarketing vão fluir naturalmente e como resultado, teremos time engajado, feliz, motivado e com grande potencial de crescimento e com resultados satisfatórios.

O Endomarketing lado a lado da Comunicação

A sinergia que existe entre o Endo e a Comunicação, é surreal. A junção perfeita que existe entre esses dois, traz para todo o ambiente profissional, muito mais conforto e qualidade de vida, priorizando as vontades de todos, ensinando-os e fortalecendo o processo comunicativo da empresa. 

A Comunicação mostra que os caminhos que fortalecem a cultura da empresa e seu valor, é passado através de notícias, pensamentos e ideais, que a empresa ali cultiva. Então, quando isso acontece de forma aderente, você orienta melhor seus colaboradores, acabando com os ruídos e todos os problemas que a falta de comunicação pode causar. 

O CVV (Centro de Valorização a Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Ainda não conhece a Vivaintra? Então,  cadastre-se gratuitamente e conheça essa solução que vai mudar sua forma de se comunicar e que irá colaborar muito para o Endomarketing. Além disso, confira nossos posts sobre Comunicação e Endomarketing.

Banner com uma ilustração de duas pessoas interagindo com o celular, uma mulher e um homem. Nela o texto - posso ver que tem interesse no assunto! Te convido a baixar o e-book 7 tipos de uma boa comunicação interna, baixar e-book, de graça
You May Also Like
Leia mais

4 Ações para Campanha de Natal na Empresa

Neste post você vai conferir 4 ações para se realizar uma campanha de natal na sua empresa. Faltam apenas alguns dias para o Natal e esse período é perfeito para engajar os colaboradores com a sensação de harmonia que a data traz.