A Era da Comunicação Interna Digital

Homem sentado a mesa, com mão no queixo, em uma chamada de vídeo com colegas de trabalho

Quando criança, você se lembra da brincadeira de telefone sem fio? A diversão começa quando uma pessoa passa uma mensagem para outra, e este recado vai até o último da fila! Bom, o fato é que após passar por todos, aquela informação chegava diferente da que fora enviada.

Em uma brincadeira de criança, isso é muito engraçado! Mas quando ocorre dentro de uma corporação, em razão da falta de uma rede de comunicação interna digital, é algo muito ruim. 

Dito isso, hoje vamos falar sobre a era da comunicação interna digital. E o mais importante: como ela veio para inovar o modo de se comunicar dentro das empresas!

O que é a comunicação interna, porque é importante?

A comunicação interna é uma das grandes responsáveis por criar uma boa relação entre os colaboradores de uma empresa. Além disso, com um canal próprio para se comunicar, os contratados se sentem estimulados a conversar com os demais! Como resultado, os times se tornam mais engajados.

Com os colaboradores engajados, o clima organizacional melhora. Logo, o trabalho acaba sendo feito de modo mais motivado e feliz! Ou seja, melhorando o resultado dos times e acelerando a realização de objetivos que a empresa tem.

Quais são seus objetivos?

É possível citar como alguns objetivos da comunicação interna, os seguintes pontos:

  • Promover a conscientização sobre temas e assuntos relevantes;
  • Criar e cultivar relações de amizades dos colaboradores;
  • Melhorar e manter o fluxo de informações importantes para a empresa;
  • Motivar os colaboradores a trabalharem e adquirirem conhecimento;
  • Acabar com ruídos na comunicação.

Há mais objetivos do que os citados. No entanto, estes são alguns dos mais buscados por gestores quando pensam sobre a comunicação interna de seu negócio.

Quais seus benefícios?

Em suma, uma boa comunicação interna gera vários benefícios para a instituição. Estes, tendo grande relação com o diálogo da empresa com os colaboradores e também com o ambiente de trabalho. Do mesmo modo, não é segredo que, corporações que se preocupam com sua comunicação, tem muito mais sucesso em seus atos.

Como alguns dos benefícios em possuir uma rede de comunicação interna, se pode citar:

  • Cultura organizacional – Quando a corporação faz seu colaborador se sentir valorizado ao realizar sua função, ele veste a camisa da empresa sem medo! Passa a agir em total sintonia com ela. Para que isso ocorra, é preciso um RH engajado, que espalhe a cultura da instituição e deixe alinhado tudo que a empresa deseja propagar.
  • Produtividade – É fato que, nos dias de hoje, vivemos em uma era digital. Dependemos da tecnologia. Esta, se utilizada de forma errada, pode ser uma das culpadas pela baixa produtividade na empresa. Em contrapartida, ao usar os recursos digitais de modo certo, otimizam o trabalho, a comunicação, e a produtividade.
  • Melhora de relacionamentos A comunicação corporativa é uma das grandes responsáveis por estimular o diálogo entre todos os níveis da empresa. Isso é um ponto bem importante para a corporação! Visto que, reflete no engajamento e produtividade dos times.
  • Divulgação de informações – Com a comunicação centralizada, a divulgação de informações se torna muito mais simples de ser feita. Portanto, aquela velha preocupação em saber se todos os colaboradores receberam ou não uma mensagem, acaba!
  • Agilidade nos processos – Com as informações da empresa centralizadas em uma rede privada, a solução de problemas se torna mais ágil. Em razão disto, as demandas se resolvem através de um bate-papo virtual! Como resultado, tempo é economizado.

Ferramentas mais utilizadas!

Há muitas ferramentas que podem aprimorar a comunicação das corporações. Além disso, todos os meios que garantem uma forma de conversa entre os setores da empresa é tido como uma rede de comunicação interna.

Porém, cuidado! É preciso ter atenção nesta hora. Nem todas as redes de comunicação interna são de fato efetivas para se utilizar em sua empresa.

Se deve ter cautela ao utilizar aplicativos como WhatsApp, Messenger ou Instagram para manter a comunicação interna de sua empresa. Pois, estes não são meios efetivos de comunicação. Além de muito tempo ser perdido para se comunicar com cada colaborador, podem gerar distrações e também abrir margem para outras interpretações sobre algum tema.

As ferramentas para comunicação interna digital mais utilizadas, são:

  • Redes sociais corporativas (INTRANET) – É similar a uma rede social comum. Por outro lado, apenas acessada por integrantes da empresa. Tem muitos benefícios, como centralização de informações e engajamento de colaboradores.
  • E-mail – Apesar de um pouco antigo, ainda é muito usado para divulgação de informações da empresa, marcar de reuniões e afins.
  • Reuniões online – Em síntese, são feitas por plaformas como Meet ou Zoom, e são utilizadas com frequência pelas instituições.

O que a falta de comunicação interna pode causar?

Como é possível perceber, a comunicação interna é algo de grande importância para as corporações. Assim, a falta dela, pode diminuir a produtividade e desmotivar os colaboradores. Como resultado, o “turnover” aumenta, levando a uma redução das chances da empresa se tornar bem sucedida. 

Se deseja saber mais sobre comunicação interna, conte com a Vivaintra. Visite o site e conheça as soluções, recursos e como ela pode te ajudar!

Vivaintra, Intranet e Rede Social Corporativa

1 comment

Comments are closed.

You May Also Like