Como a intranet pode diminuir ruídos na Comunicação Interna?

A comunicação interna possibilita, na sua empresa, todo o contato entre colaboradores e organização, ganhando um aumento considerável na produtividade e o alinhamento de todos os setores da empresa. Além disso, uma boa comunicação interna promoverá um maior engajamento nos objetivos dos colaboradores em suas tarefas.

Uma comunicação interna falha apresentará como uma de suas principais consequências algo que é fácil de identificar: os ruídos. Eles estão relacionados com problemas na transmissão de mensagens que desviam a atenção e atrapalham os colaboradores enquanto estão realizando as suas tarefas.

Causas e consequências dos ruídos na comunicação interna

Ambiente agitado

Quando o local de trabalho é muito barulhento, onde há um grande fluxo de pessoas, ocasionando distração no receptor, que entenderá só parte da mensagem emitida pelo comunicador. Além disso, pode acontecer de uma mensagem direta ser enviada para diversas pessoas. Então, para total compreensão e assimilação de quem recebe, é preciso que o ambiente seja tranquilo e equilibrado, sem demais agitações que possam prejudicar o entendimento.

Momento da mensagem

Em determinadas ocasiões, pode ser emitida uma mensagem em que o receptor possa estar concentrado em outro assunto ou não estar atento ao emissor, causando ruídos na comunicação, como: conversas paralelas, outras tarefas e atividades, pode estar no telefone com algum cliente, e não preste atenção no conteúdo transmitido pelo comunicador.

Tipo de linguagem

Os termos usados para transmitir as mensagens são importantes. Se o emissor utilizar termos que não são familiarizados para o receptor, a mensagem não terá total importância, uma vez que não será compreendida por quem a recebe.

Sendo assim, existem algumas ferramentas que auxiliam na redução desses elementos que ocasionam falhas na transmissão de mensagens. A intranet é uma delas, visto que possui grande participação no gerenciamento da comunicação interna.

O uso da intranet para diminuir ruídos na Comunicação Interna

A Intranet é fundamental para o compartilhamento de informações, de maneira que está substituindo os meios de comunicação impressos.

Organização

Ele facilita a organização, disponibilizando serviços, informações e comunicações a todos os colaboradores, tudo em apenas um lugar.

Agilidade e Otimização

Além de ser ágil, a Intranet otimiza inúmeros processos simultaneamente. Divulgação do que acontece dentro da empresa, avisos param de circular nos murais, integração de diferentes departamentos.

Cooperação e Coordenação para diminuir ruídos na Comunicação Interna

Ainda, a implantação de uma Intranet nas empresas facilita a cooperação e coordenação entre os colaboradores, que consequentemente diminuem o falatório indesejável e oferece oportunidade para o envolvimento do público interno.

Reúna sua equipe e os departamentos envolvidos para pensarem em como melhorar os processos de comunicação dentro da sua empresa!

Gostou desse post? Então confira nossos posts sobre Comunicação Interna e continue aperfeiçoando essa área na sua empresa.

Deixe uma respostaCancelar resposta