Como Engajar os Colaboradores no Novembro Azul?

Neste post, vamos falar obre como engajar os colaboradores com o Novembro Azul. Além disso, não esqueça de conferir nossos outros posts sobre Endomarketing!

O Novembro Azul é conhecido por uma campanha de combate ao câncer de próstata.

Por isso, neste mês, é comum ter campanhas que tragam a importância sobre o cuidado, prevenção e a quebra de tabus sobre este determinado assunto.

Sendo assim, neste post você vai conferir diversas informações sobre este movimento tão importante para ser abordado em qualquer lugar. 

O que é o Novembro Azul? 

Então, o novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades.

Portanto, ela tem como intuito de levar o conhecimento para a sociedade, em especial, aos homens a respeito de doenças masculinas, com objetivo na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata 

Dessa forma, esse movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember.

Além disso, no Brasil o movimento foi criado pelo instituto Lado a Lado. Ou seja, para quebrar o preconceito de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Por isso, em muitos países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Portanto, é uma campanha de valorização a vida e amor pelo seu corpo. 

Como apoiar o Novembro Azul na sua empresa? 

Ou seja, como você já deve saber, a Campanha de Endomarketing deste mês é o Novembro Azul, uma campanha de conscientização do combate ao câncer de próstata que surgiu na Austrália, em 2003.

Além disso, é um movimento que traz como objetivo a prevenção, a importância do cuidado com a higiene íntima, o qual é uma das maiores maneiras de prevenção.

O alerta da campanha é para que os homens realizem os exames de sangue, toque retal, ultrassonografia, entre outros, anualmente, por um profissional de saúde qualificado.

Então, qualquer um pode apoiar o Novembro Azul. Ou seja, participando das atividades organizadas, compartilhar os assuntos divulgados, ou simplesmente conversar a respeito com os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Sendo assim, as empresas, de qualquer segmento, têm um papel fundamental de apoio a esta luta, pois realizando essa campanha no ambiente corporativo, é que os colaboradores terão a reflexão da importância da prevenção.

Então, para esta campanha, é importante disponibilizar vários assuntos com temas relevantes, para serem postados e divulgados internamente, com foco de levar a informação e conscientizá-los sobre esse mês que tem um significado e valor especial.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de Próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo considerado um tumor da terceira idade, isso porque mais da metade dos casos de câncer de próstata ocorre em pessoas com mais de 65 anos. 

Portanto, os fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença: idade, histórico familiar, obesidade e exposição a alguma substâncias como: arsênio e produtos de petróleo.

Além disso. pessoas da raça negra também apresentam maiores chances de desenvolver a doença. 

Esse tipo de câncer ele se inicia de forma lenta, por isso é importante que homens com mais de 50 anos façam o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente, pois quando identificado na fase inicial, a chances de ter um tratamento de sucesso, é muito maior.

Sintomas

  • diminuição do jato de urina 
  • aumento na frequência urinária
  • dificuldade ao urinar
  • sangue na urina

Diagnóstico 

Então, para diagnosticar o câncer de próstata, é essencial a realização do exame de toque e o exame de sangue, que é conhecido como PSA.

Dessa maneira, esses dois exames, não podem ser usados de maneira isolada para afirmar com precisão o diagnóstico.

Ou seja, tendo alterações nos exames, pode-se solicitar uma biópsia para confirmação do tumor e exames de imagem para verificar se outras áreas foram atingidas. 

Então, recomenda-se procurar um urologista a partir dos 50 anos.

Contudo, pacientes com histórico na família, é interessante que ele procure um médico a partir dos 45 anos, sendo que a chance dele desenvolver a doença é de 3 a 10 vezes maior

Prevenção

Então, ter uma alimentação saudável, rica em: verduras, cereais e vitaminas. Evitar comer gorduras de origem animal, bem como o consumo excessivo de carne.

Ou seja, não beber, não fumar e realizar atividades físicas também ajudam a diminuir os riscos do surgimento da doença.

Essas dicas, apesar de serem essenciais para a nossa vida, elas não anulam a chance do câncer aparecer.

A melhor forma de prevenção é realizar os exames periódicos a fim de conseguir um diagnóstico precoce, ou seja, se cuidar e se amar, são as melhores formas de prevenção.

Sendo assim, ainda não conhece o Vivaintra? Então, Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.

Além disso, se gostou deste post, confira nossos outros posts sobre Endomarketing e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.

 
You May Also Like
Leia mais

4 Ações para Campanha de Natal na Empresa

Neste post você vai conferir 4 ações para se realizar uma campanha de natal na sua empresa. Faltam apenas alguns dias para o Natal e esse período é perfeito para engajar os colaboradores com a sensação de harmonia que a data traz.
Leia mais

Pesquisa de Clima: Entenda a Importância!

Índice do Post Hide 1. Prevenção dos problemas2. Felicidade dos Funcionários3. Retenção de talentos4. Feedbacks assertivos5. Transparência na…