Como evitar a rotatividade de pessoal

grupo-de-pessoas-conversando-no-trabalho

Você sabia que a alta rotatividade dos colaboradores não é vantajosa para a empresa? Cada saída pode gerar altos custos e a adaptação de novos membros necessita de um tempo mínimo, além do período de treinamento em que pode ocorrer desistência por parte do funcionário.

Por isso, o turnover – termo utilizado para designar a taxa de entradas e saídas dos funcionários – não deve ter um alto índice. É preciso preocupar-se com esses números, já que os funcionários são elementos indispensáveis para o desempenho da organização. A saída de colaboradores é desfavorável principalmente quando envolve trabalhadores competentes e capacitados.

Mas você sabe as razões que contribuem para o aumento do turnover? Separamos 5 delas que atingem as empresas com dicas para que você possa evita-lás!

Relação desagradável entre chefe e funcionário

Quando o relacionamento entre o colaborador e seu superior não é bom, ele acaba se desligando da organização. Líderes inacessíveis, que abusam da autoridade que possuem e não estão abertos para ouvir novas opiniões desmotivam o funcionário.

Realizar as funções acaba se tornando complicado e maçante quando não há liberdade. Desta forma, o funcionário se demite para evitar o chefe e acaba se desligando da empresa também.

Como resolver: dê espaço para novas ideias e ouça as opiniões dos outros integrantes. Tenha disponibilidade para interagir com os funcionários para que você possa se aproximar e melhorar a convivência.

Ambiente de trabalho hostil

Trabalhar em um ambiente não humanizado pode provocar sérios problemas, como depressão e ansiedade. Viver situações de medo consome a energia do corpo, isto é, a energia que deve ser utilizada para o desempenho do colaborador acaba sendo gasta em outra circunstância absurdamente desnecessária.

Ambientes corporativos hostis são capazes de afastar bons membros. Espaços onde as pessoas são diminuídas por seus superiores ou até mesmo outros colegas de trabalho, tem grande chance de ter um péssimo andamento. Lembre-se que os funcionários são representantes da imagem da empresa, colaboradores descontentes transmitem imagens negativas.

Como resolver: qual é o clima dominante na empresa? Faça uma análise e veja os pontos que precisam ser melhorados para que os funcionários se sintam melhor para exercer suas habilidades.  

Baixa interação com outros colaboradores

A integração com os colegas de trabalhos e até mesmo com outras equipes pode atingir o nível de produtividade do colaborador. Passar a maior parte do dia em um ambiente onde não há diálogo é angustiante e faz com que o funcionário se sinta isolado. Para que a empresa possa prosperar, é necessária a comunicação adequada entre os membros da equipe, isto é, a integração é indispensável.

Quando há desconforto no ambiente de trabalho, os problemas começam. Esse fator influencia o rendimento e a eficiência individual. Por isso, uma boa convivência no horário de expediente é fundamental.  

Como resolver: promova a interação entre os colaboradores dentro da empresa, nesse post separamos as melhores dicas para você conseguir bons resultados.

Excesso de trabalho

Os colaboradores mais comprometidos com a empresa acabam sofrendo mais com o excesso de trabalho. Por ter a confiança dos superiores, acabam responsabilizando-se por uma maior quantidade de tarefas e sobrecarregando a rotina de trabalho, o que produz um alto nível de estresse.

Para que isso não aconteça, o líder deve ter consciência dos problemas que o colaborador enfrenta quando é colocado nessa situação, que não pode se tornar um costume. O funcionário que sofre com o excesso de trabalho tem maiores chances de se desligar de forma negativa, o que é muito prejudicial para a empresa.

Como resolver: preste atenção nas atividades que estão sendo realizadas, você com certeza irá perceber quando o trabalho estiver sendo exaustivo para o colaborador.

Ausência de reconhecimento

O colaborador que não tem o reconhecimento de seus líderes se sente desmotivado. Seu esforço precisa ser notado e recompensado para que ele continue progredindo nos resultados. A ausência do reconhecimento inclui também um valor salarial injusto. Essa questão é importante para o aumento do desligamento de colaboradores, pois o salário é considerado como o maior critério de recompensa pela maioria das pessoas.

Como resolver: faça uma política de gratificações para a empresa. Sempre que um colaborador atingir um bom resultado, reconheça o esforço e o parabenize com feedbacks positivos. Elogios são sempre bem-vindos. Há diversas formas de mostrar a um funcionário que ele tem valor, certifique-se qual formato funciona melhor para cada tipo de situação.

Conclusão

É possível reduzir a rotatividade dos colaboradores dentro da organização quando os problemas são enfrentados e resolvidos. Quando os casos de saída de funcionários está grande, é porque há alguma complicação. Fique atento a rotina dos colaboradores e avalie qual tipo de transformação é necessária para que o trabalho se desenvolva.

Quer receber mais dicas para o desenvolvimento da sua empresa? Continue acompanhando nosso blog.

1 comment

Deixe uma resposta