Dia 23/03 – Letícia Araújo,  responsável pelo departamento de Gente & Gestão, na Vivaweb<>, falou sobre como um líder pode motivar sua equipe!  Foi uma live maravilhosa, cheia de conhecimento, e acredito que seja de grande valor para todos os nossos públicos, pois o trabalho de motivar os colaboradores não só exige cuidado, mas também formas de promover condições de trabalho que atendam às expectativas dos colaboradores.

Comenta com a gente, como um líder pode motivar sua equipe?

Letícia, foi muito esclarecedora em explicar sua gestão e conseguiu transmitir isso de uma forma cativante e objetiva.

Como um líder pode motivar sua equipe?

É uma pergunta que parece simples, mas a sua resposta é extremamente complexa. Envolve muitos fatores.

A MOTIVAÇÃO é uma das chaves principais para o sucesso de um Time e, consequentemente, de uma Organização.

O primeiro passo é fazer com que as pessoas entendam o porquê estão executando determinada atividade. Precisa fazer SENTIDO para quem está fazendo. Nós lidamos com pessoas, sentimentos, emoções, razão, e quanto mais conseguirmos CONCILIAR todos esses fatores, mais motivados e empenhados, os colaboradores vão ficar. 

É importante sempre mostrar aonde queremos chegar. Muitas vezes é “trabalho de formiguinha”, isso quer dizer o quê? Que cada um faz uma partezinha de um TODO. 

O comercial vende, o administrativo/jurídico verifica o contrato, o financeiro programa as receitas e cobra, a área de atendimento faz o primeiro contato, a área técnica implanta, o suporte dá assistência e por aí vai. Mas por que tudo isso? Para que ao final o objetivo maior tenha sido alcançado. É importante essa consciência de que um depende do outro. 

Outro ponto importante é acompanhar as atividades realizadas e acompanhar o progresso. Não existe nada pior para qualquer colaborador do que realizar determinada atividade, gastar tempo, e ao final, o Líder dizer que não “era assim”. Então precisa existir esse acompanhamento e de medição de progresso. É muito bom todo dia o colaborador perceber que avançou na sua meta. É recompensador!

As pessoas têm uma necessidade universal de falar e serem ouvidos, é preciso deixar claro para seus colaboradores que eles têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala. Acredito eu, que o problema não é um colaborador que questiona, critica, mas sim aquele que não fala, não participa, não dá opiniões e não está nem aí para nada. 

Assim como todo Professor um dia já foi Aluno, um Líder não nasce Líder, ele se torna um! E quando esse colaborador está na posição de Líder, ele precisa se lembrar disso e dar voz e vez para seus colaboradores.

Os gestores e líderes costumam cobrar muito, mas esquecem algo que é essencial, o reconhecimento, as pessoas precisam se sentir valorizadas para continuar executando um bom trabalho. A relação de Líder e Colaborador é uma via de mão dupla. E não precisa de coisas grandes, são pequenas atitudes diárias. O colaborador gosta de saber que enxergam ele por trás dos números.

Qualquer relação é baseada na confiança e transparência, portanto, os feedbacks são importantes para ambas as partes. As pessoas precisam saber no que são boas e no que precisam desenvolver. Permitir que a pessoa melhore, só é viável com o feedback. Nem todo mundo percebe, e tem consciência de suas falhas, cada um tem suas particularidades, sua história, entre outros fatores. 

E com o aumento da motivação, vêm o resultado? baixo TURNOVER (rotatividade). Afinal, um colaborador que se sente bem, sabe o que precisa saber, que percebe sua evolução, que sente abertura para poder falar e ser ouvido, que é reconhecido nos momentos certos, que recebe feedbacks, não vai querer sair da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Para acessar essa live na íntegra, acesse o link abaixo! 

Live

Se preocupar com o seu colaborador é algo que traz valor e vai de acordo com as expectativas das pessoas que ali trabalham! 


Já conhece a Vivaintra? Faça um cadastro gratuito por 30 dias e aproveite para se conectar com todos da sua empresa.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like