rede social corporativa

Como uma Rede Social Corporativa pode ajudar sua empresa

Ter uma rede social corporativa além de seus aplicativos de comunicação, nunca foi tão útil como agora! Nos dias de hoje as pessoas compartilham informações e se conectam com outros ao seu redor por diversos aplicativos. Por exemplo, enviando documentos, mensagens e e-mails. São dados vindo por todos os lados! Então, como acompanhar e interagir com tudo que é de seu interesse?

Na empresa na qual você trabalha, isso não é diferente! Em suma, cada área desenvolve atividades que se entrelaçam no dia a dia de trabalho. E para um bom resultado, o compartilhamento de informações e trabalho em equipe são fundamentais!

Mas, e se eu te disser que você pode melhorar os seus resultados focando na otimização e na centralização da comunicação interna? E tudo isso com sua empresa utilizando uma rede social corporativa? Essa simples ação é capaz de gerar vários benefícios. Por exemplo, o engajamento, a produtividade, o convívio e o fortalecimento na sua cultura!

Para entender melhor, as redes sociais corporativas foram inspiradas em ferramentas como, por exemplo, o Facebook e o Twitter! O objetivo é ser um canal de comunicação multifuncional. Um canal que se ajusta às suas necessidades.

Em suma, o foco é conquistar os objetivos estratégicos da empresa de forma fácil. São diversos os benefícios. Independente da forma de trabalho da sua empresa. Seja ela presencial ou remota. Por isso, colocamos aqui 4 exemplos de como uma rede social corporativa pode transformar a sua empresa!

Melhora o engajamento

Em primeiro lugar a intranet busca a melhoria na comunicação entre todos os departamentos da empresa. Além de permitir que as tarefas, os projetos, as campanhas e as novidades sejam apresentados para todas as equipes. O mais importante, tudo em um único local e no mesmo instante. Certamente os colaboradores se sentem motivados, envolvendo-se e compreendendo mais a empresa. Como resultado, aumentando o sentimento de pertencimento.

Em outras palavras, isso ocorre, pois o conteúdo é de fácil acesso e permite ao colaborador saber o que está acontecendo em seu local de trabalho. Além de ter um forte contato com assuntos que sejam de interesse para a empresa. E permitir a interação com seus colegas. Tudo isso de forma saudável e eficiente.

Aumenta a produtividade

Em segundo lugar, além de reduzir a distância e o tempo de procura por informações, as redes sociais corporativas promovem a interação com conteúdos e temas propostos pela empresa. Certamente gerando debates amigáveis entre os colaboradores. Portanto, a necessidade de se inteirar do que está acontecendo proporciona o senso de pertencimento. Além de despertar interesses em comum. Como resultado há mais comprometimento com os objetivos e metas traçados.

Além disso, um grande fator que atrai o senso de pertencimento é o reconhecimento por parte da empresa. Tais ações e feedbacks criam uma satisfação pessoal e uma vontade de melhoria contínua.

Melhora as relações internas

Em terceiro lugar, o acesso às informações e a interação entre os colaboradores permite maior disseminação do que está ocorrendo em cada setor. Por exemplo, seus projetos e processos, o que possibilita uma visão geral de toda a empresa. Além disso, o compartilhamento de resultados e demonstrações de desempenho motivam o auxílio entre os departamentos. Acima de tudo gera uma competição saudável entre as áreas e aumenta ainda mais o comprometimento com os objetivos da empresa.

Fortalece a cultura da empresa

As convicções, crenças e valores da empresa são passadas nas campanhas e conteúdos, criados pela empresa, nas redes sociais corporativas. Tal ação aproxima os colaboradores com aquilo que a empresa acredita e trabalha. Portanto, cria indivíduos mais adeptos à cultura organizacional. E reduz o turnover da empresa. Além disso, a ferramenta dá voz a cada um e os conecta com todas as ações internas e externas executadas.

Por outro lado, as intranets também melhoram o clima organizacional. Permite que os gestores tenham mais informações. E aprofunda sua capacidade de comunicação. Além de atingir os objetivos da empresa.

Conclusão

Por outro lado, alguns gestores acreditam que tal ferramenta pode atrapalhar a empresa. Isso devido a parecer muito com redes sociais. Porém, nos casos de sucesso, vimos que as intranets permitem um forte alinhamento com a estratégia e cultura da empresa. Acima de tudo estimula a produtividade e a centralização de informações.

Ou seja, independente do tamanho da empresa, as redes sociais corporativas podem melhorar muito no dia a dia do colaborador. Por exemplo, reunindo, padronizando e fazendo com que as informações cheguem claramente a todos as áreas. Ou seja, tudo isso por meio de um canal de comunicação direto. O mais importante, é uma ferramenta útil aos gestores e a todos da empresa.

Ainda não conhece a Vivaintra? Teste agora e veja como ela transformará sua empresa! Acesse e crie seu teste gratuito.