Comunicação interna: Rede Social Corporativa!

mulher com celular em mãos navegando em rede social corporativa

Em primeiro lugar, não é mistério para ninguém que a tecnologia tem se desenvolvido de maneira muito rápida nos últimos anos!

Com isso, somos obrigados a realizar atualizações constantes acerca de novas práticas e maneiras de desenvolver um trabalho mais assertivo e produtivo. Um exemplo, é Rede Social Corporativa.

Bom, mas, porque a comunicação interna influência em um desenvolvimento saudável de seu negócio? A resposta é simples! Ela assegura com que seus colaboradores sejam guiados para um mesmo foco e objetivo. Com a evolução tecnológica, as empresas adotaram diversas ferramentas com a intenção de facilitar a comunicação, engajamento e produtividade de seus colaboradores!

Ademais, é assertivo dizer que a pandemia da COVID-19, alavancou a necessidade e adoção de ferramentas de comunicação corporativa. Visto que, as empresas precisaram aprimorar seus processos internos e formas de trabalho. E de que maneira aproximar seus colaboradores de sua empresa, se não pelo mundo digital?

Comunicação Interna digital, qual sua importância?

Antes de tudo, não há como dizer que é possível construir um negócio excelente, sem uma boa comunicação interna, vez que, é essa quem direciona o dia a dia nas organizações. Processos, demandas, melhorias… Todas as atividades dependem da efetividade da comunicação interna.

Sim, é muito claro que a comunicação interna é de grande valor para sua empresa. Mas, por que razão ela precisa ser realizada de maneira estratégica, assertiva e digital? Pois, bem! Como explicado acima, a tecnologia evoluiu, situações externas nos obrigaram a adotar um novo tipo de trabalho!

Sendo assim, a comunicação interna precisou seguir a evolução, se digitalizando e, acima de tudo, levando a informação para todos, a qualquer momento e local. Sendo assim, a comunicação corporativa acompanha as mudanças do mundo e leva as empresas para patamares inimagináveis.

Desde já, é valido dizer que inúmeros são os benefícios da comunicação interna digital. Centralização de informações e dados, engajamento entre colaboradores, bem como a comunicação horizontal e vertical! Você consegue perceber a razão disto?

Bom, a C.I. não apenas acompanhou o mundo como é hoje, mas também se adequou ao mesmo! Ela se preocupou em fazer com que os integrantes de uma empresa se sintam como se estivessem trabalhando em conjunto, juntos para um mesmo propósito. Muito legal, não é?

Quais os 5 mandamentos da Comunicação Interna digital?

Para você entender um pouco melhor, selecionamos quais são os 5 mandamentos da Comunicação Interna digital e para o que servem!

1. Engajar seus colaboradores;

A princípio, não é segredo que colaboradores que conversam entre si, desenvolvem um bom relacionamento interpessoal e também profissional dentro da empresa. Em outras palavras, tenha colaboradores engajados, que compreendem a cultura organizacional da organização e se identificam com os objetivos da mesma!

2. Dar voz aos colaboradores;

É certo que seus colaboradores possuem contato direto com todos os processos realizados na empresa, sendo assim, acabam conseguindo identificar obstáculos no dia a dia, logo, é de grande valia que a empresa demonstre para seus funcionários que eles podem dar sugestões sobre como melhorar determinado problema.

Mostre para seus colaboradores que a opinião deles tem grande importância, que eles também são ouvidos pela empresa!

3. Fortalecer a cultura organizacional;

O departamento de recursos humanos, guardião de uma cultura organizacional saudável e rica, preza por ações que auxiliam o seu fortalecimento. Isso, demonstra para os colaboradores suas diretrizes, o posicionamento da empresa e a forma de como devem se portar.

Aqui vão algumas dicas de como fortalecer a cultura organizacional de sua empresa por meio de uma excelente comunicação corporativa:

  • Tenha um canal oficial para a comunicação interna de sua empresa;
  • Utilize as ferramentas de maneira estratégica;
  • Promova oportunidades para seus colaboradores se desenvolverem profissionalmente.

4. Promover ações de integração;

Podendo ser definidos como confraternizações ou atividades de lazer empresarial, seu objetivo é promover a união e interação entre os colaboradores da empresa, ou seja, aumentar o engajamento entre eles!

Mas, como é possível promover ações de integração através de uma plataforma de comunicação interna? Bom, não é nada complicado!

Aqui vão algumas opções de ações de integração:

  • Realize enquetes buscando saber o que seus colaboradores gostam ou desejam;
  • Divulgue notícias e comunicados satisfatórios para os integrantes de sua empresa;
  • Faça campanhas de endomarketing, buscando a felicidade de seus colaboradores;
  • Divulgue em sua plataforma e realize eventos empresariais.

À primeira vista, você pode pensar, “Tá! Mas em que isso vai ajudar minha empresa?”, e a resposta é bem simples! Seus diversos departamentos, criarão laços com os demais, a taxa de turnover sofrerá redução, a cultura da empresa se tornará mais forte e o clima organizacional será renovado!

5. Eliminar ruídos comunicacionais.

Você não quer que interferências na comunicação de seus colaboradores prejudiquem o entendimento de determinadas informações e criem obstáculos na empresa, não é mesmo?

Mas, como evitar esses ruídos? Em resumo, utilize a tecnologia a seu favor! Uma rede social corporativa pode ser a grande solução. Além disso, com a comunicação de seus colaboradores centralizada em apenas um local, discussões sobre os processos da empresa ou determinados problemas se tornarão mais fáceis e eficazes!

Então, acho que você pode perceber o quão importante é a comunicação interna digital, não é mesmo!?

Rede Social Corporativa, o que de fato é isso?

Uma rede social corporativa é uma ferramenta que serve de conector entre todos os colaboradores de uma empresa. De maneira estrutural, ela é semelhante a uma rede social convencional, porém, é apenas utilizada pela empresa.

Seguindo está ideia, dentro desta rede, cada colaborador poderá compartilhar informações, fotos e afins em sua própria timeline! Por último, mas não menos importante, seus colaboradores irão criar vínculos com os demais, logo, se tornarão mais engajados e unidos!

Características de uma rede social corporativa

Agora que você entende o que é uma rede social corporativa, vou te mostrar algumas de suas características!

1. Centralização de informações:

Em primeiro lugar, de tchau para os ruídos comunicacionais existentes em sua empresa! Sendo uma de suas características mais importantes, uma rede centralizadora de dados e informações é de grande valor para as empresas.

Nesse sentido, com informações centralizadas, a gestão da cultura organizacional de sua empresa, engajamento e afins, se tornam mais fáceis de se administrar, vez que, os canais de comunicação com os colaboradores são condensados em apenas um local!

2. Comunicação humanizada

Manter uma comunicação interna de modo digital, totalmente formal pode ser um pouco assustador para seus colaboradores, não é mesmo?

Bom, a rede social corporativa veio para tornar a comunicação das empresas mais leve e humanizada. Em outras palavras, ela de fato busca garantir a experiência de uma rede social convencional para os colaboradores.

3. Times alinhados

Portanto, prepara-se para ter um time alinhado, engajado e unido! É isso mesmo! Uma das maiores vantagens de possuir uma rede social corporativa, é a liberdade que está garante para seus colaboradores. Compartilhar ideias, conquistas e tirar dúvidas, são apenas algumas das coisas que seus colaboradores poderão fazer.

Certo, mas qual a vantagem disso? A resposta é curta e simples, o mais importante! Pertencimento. É isso o que seus colaboradores irão sentir. Eles terão o sentimento de acolhimento pela empresa!

4. A distância não é mais um impeditivo

Seja na mesma cidade, mesmo estado, ou até em outro país, mantenha seus colaboradores engajados de onde quer que estejam. A comunicação interna digital garante esse benefício, já que seu time estará alinhado para um mesmo propósito, podendo interagir de qualquer local.

Seu smartphone também irá te auxiliar no trabalho!

É exatamente isso que você acabou de ler! Sabemos que hoje, o mundo gira em torno dos queridos smartphones! Estudos realizadas pela consultoria inglesa Tecmar, afirmam que as pessoas conferem o celular cerca de 221 vezes por dia. Logo, nada mais lógico do que garantir que seus colaboradores possam acessar a rede social corporativa através deles.

Além disso, através do acesso à rede social corporativa pelo smartphone, aqueles que trabalham em ambiente externo ou não tem acesso a um computador, como: caminhoneiros, consultores comerciais e afins, sempre ficam engajados e unidos. Super legal não é mesmo!?

Aprimore sua empresa com uma rede social corporativa!

Agora você já sabe a importância em possuir uma rede social corporativa como ferramenta de comunicação interna para sua empresa, e também todos os benefícios que ela pode acarretar para a sua empresa.

Chegou o momento de levar a comunicação interna de sua empresa para outro nível!

Como a Vivaintra pode te ajudar?

A Vivaintra é uma plataforma completa de comunicação corporativa que aproxima colaboradores e empresa!

Através de nossa intranet e rede social corporativa, promovemos o melhor da comunicação interna para sua empresa com a versão desktop e também mobile.

Com acessibilidade para Android e IOS, torne seus colaboradores mais engajados, produtivos e aproxime-os de sua empresa de onde quer que estejam!

São mais de 30 soluções como:

  • Chat;
  • Linha do tempo;
  • Notícias;
  • Comunicados Internos;
  • Workflow e muito mais!

Faça como mais de mil clientes e não perca tempo!

Experimente grátis a sua nova intranet e rede social corporativa.

3 comments

Deixe uma resposta