Cultura Organizacional x Clima Organizacional

Desenho de uma mulher apontando para uma tela com um emoji positivo

Muitos se confundem com os termos Cultura Organizacional x Clima Organizacional. Em suma, o Clima Organizacional refere-se ao nível de satisfação que os colaboradores possuem no ambiente de trabalho. Por outro lado, a Cultura Organizacional, tem por objetivo estabelecer um conjunto de normas e valores.

Porém, há muito mais envolvido do que apenas essas definições. Por isso, neste post, você irá conferir as suas principais diferenças dentro da organização. Bem como algumas dicas para aplicar na empresa. Boa leitura!

O que é Cultura Organizacional?

Como já mencionado, a cultura organizacional é o conjunto de normas e valores que regem uma empresa. Sendo então, a parte essencial do planejamento estratégico da organização. Uma vez que esta deve estar de acordo com o posicionamento que deseja ter com o público interno.

Contudo, pode ser que a cultura organizacional de uma empresa possa vir de um conjunto de hábitos dos colaboradores. Visto que, a cultura organizacional se estabelece por meio de um padrão de comportamentos.

A Cultura Organizacional é a identidade da empresa. É a definição da sua personalidade, bem como, o seu perfil e interesses, com base, em seus valores.

Quando um colaborador entra na organização, é importante que ele esteja ciente da cultura da empresa. Ao passo que, ele se adapte e consiga engajar com sua equipe e com o ambiente de trabalho.

Portanto, é necessário que a cultura organizacional seja divulgada a todos os segmentos da empresa, a fim, de comunicá-los de maneira objetiva e eficiente. Afinal, dessa forma, todos vão estarão de acordo com as normas e valores da empresa.

O que é Clima Organizacional?

O clima organizacional tem por finalidade estabelecer um termômetro em uma empresa. Bem como, avaliar o nível de satisfação do seu Colaborador.

Por meio deste termômetro, é possível, medir a satisfação dos colaboradores e todos os fatores. Sendo assim, o clima organizacional é a percepção que as equipes possuem, trabalhando no seu espaço.

O clima organizacional está sempre em constante mudança, visto que o mesmo depende de alguns aspectos. Por exemplo, a alteração dos processos, a contratação de novos colaboradores, a mudança de ferramentas que auxiliam no dia a dia, entre outros.

Portanto, o clima organizacional é algo que deve ser avaliado com frequência. E com isso observar se haverá mudanças a serem feitas.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas. Por meio da coleta de informações dos colaboradores a fim de saber suas impressões e satisfação atual na empresa. E como resultado entender os aspectos que merecem mais atenção. Bem como aqueles que a empresa já está tomando providências.

Ainda não conhece o Vivaintra? Então, Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Gostou deste post? Confira nossos outros posts sobre Gestão de Pessoas e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.

Por que investir na cultura e em um bom clima organizacional?

Uma cultura e um clima organizacional positivos trazem vários benefícios significativos para uma empresa. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

  1. Engajamento dos funcionários: uma cultura e clima organizacional positivos promovem o engajamento dos funcionários. Quando os funcionários se sentem valorizados, respeitados e apoiados, eles tendem a se dedicar mais ao trabalho, estão dispostos a colaborar com os colegas e têm uma atitude mais positiva em relação à empresa.
  2. Retenção de talentos: quando a cultura organizacional é positiva, ela se torna atraente para os funcionários e pode ajudar a reter talentos dentro da empresa. Os funcionários se sentem mais satisfeitos e motivados em um ambiente de trabalho onde são reconhecidos, têm oportunidades de crescimento e são apoiados em seu desenvolvimento profissional.
  3. Produtividade: o clima organizacional positivo contribui para um aumento na produtividade. Quando os funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho, eles estão mais propensos a se concentrar em suas tarefas, colaborar com eficiência e encontrar soluções criativas para os desafios.
  4. Inovação e criatividade: uma cultura que valoriza a criatividade e a inovação encoraja os funcionários a compartilhar ideias, experimentar abordagens diferentes e buscar soluções inovadoras. Um clima organizacional positivo permite que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões e contribuir com novas perspectivas, impulsionando a inovação dentro da empresa.
  5. Colaboração e trabalho em equipe: a cultura positiva promove a colaboração e o trabalho em equipe. Os funcionários sentem-se mais confortáveis para compartilhar conhecimentos, ajudar uns aos outros e trabalhar em projetos conjuntos. Isso cria um ambiente colaborativo, onde as habilidades e experiências individuais se complementam e se fortalecem mutuamente.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que uma cultura e um clima organizacional positivos podem trazer para uma empresa. É importante destacar que a criação de uma cultura positiva requer esforços contínuos por parte da liderança e o envolvimento de todos os membros da organização.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog e nosso canal do Yotube para ficar por dentro de outros conteúdos sobre cultura organizacional, recursos humanos, endomarketing e comunicação interna.

2 comments

Deixe uma resposta