Muitos se confundem com os termos Cultura Organizacional x Clima Organizacional. Em suma, o Clima Organizacional refere-se ao nível de satisfação que os colaboradores possuem no ambiente de trabalho. Por outro lado, a Cultura Organizacional, tem por objetivo estabelecer um conjunto de normas e valores. Porém, há muito mais envolvido do que apenas essas definições. Por isso, neste post, você irá conferir as suas principais diferenças dentro da organização. Bem como algumas dicas para aplicar na empresa. Boa leitura!

1. O que é Cultura Organizacional?

Como já mencionado, a cultura organizacional é o conjunto de normas e valores que regem uma empresa. Sendo então, a parte essencial do planejamento estratégico da organização. Uma vez que esta deve estar de acordo com o posicionamento que deseja ter com o público interno.

Contudo, pode ser que a cultura organizacional de uma empresa possa vir de um conjunto de hábitos dos colaboradores. Visto que, a cultura organizacional se estabelece por meio de um padrão de comportamentos.

A Cultura Organizacional é a identidade da empresa. É a definição da sua personalidade, bem como, o seu perfil e interesses, com base, em seus valores.

Quando um colaborador entra na organização, é importante que ele esteja ciente da cultura da empresa. Ao passo que, ele se adapte e consiga engajar com sua equipe e com o ambiente de trabalho.

Portanto, é necessário que a cultura organizacional seja divulgada à todos os segmentos da empresa, a fim, de comunicá-los de maneira objetiva e eficiente. Afinal, dessa forma, todos vão estarão de acordo com as normas e valores da empresa.

2. O que é Clima Organizacional?

O clima organizacional tem por finalidade estabelecer um termômetro em uma empresa. Bem como, avaliar o nível de satisfação do seu Colaborador.

Por meio deste termômetro, é possível, medir a satisfação dos colaboradores e todos os fatores. Sendo assim, o clima organizacional é a percepção que as equipes possuem, trabalhando no seu espaço.

O clima organizacional está sempre em constante mudança, visto que o mesmo depende de alguns aspectos. Por exemplo a alteração dos processos, a contratação de novos colaboradores, a mudança de ferramentas que auxiliam no dia a dia, entre outros.

Portanto, o clima organizacional é algo que deve ser avaliado com frequência. E com isso observar se haverá mudanças a serem feitas.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas. Por meio da coleta de informações dos colaboradores a fim de saber suas impressões e satisfação atual na empresa. E como resultado entender os aspectos que merecem mais atenção. Bem como aqueles que a empresa já está tomando providências.

Ainda não conhece o Vivaintra? Então, Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Gostou deste post? Confira nossos outros posts sobre Gestão de Pessoas e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.

0 Shares:
You May Also Like