• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 3 de Abril de 2024
Tempo de leitura: 7 min.

Dia da Mulher: ações de endomarketing para empresas

No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Essa data existe para celebrar tudo que elas conquistaram, seja no meio econômico, político ou social. Que tal trazer isso para o ambiente corporativo com uma ação de endomarketing?

Realizar campanhas nesta data tão importante é essencial para reconhecer as colaboradoras da sua instituição, fomentando um ambiente muito mais engajado e positivo.

Veja algumas ideias de ações de endomarketing para o Dia da Mulher!

O que é o endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que promove ações e campanhas para engajar os colaboradores, fortalecer a cultura e melhorar o clima organizacional.

Como sabemos, os colaboradores são os clientes internos de uma organização, logo, para que estes se mantenham engajados, é necessário que estejam satisfeitos e confiantes na instituição!

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para se fazer ações de endomarketing, procurando incentivar a interação entre times e promovendo a conscientização sobre algum tema, como o Dia da Mulher, por exemplo.

A importância do Dia da Mulher na empresa

Desenvolver e aplicar uma campanha de endomarketing para o Dia da Mulher é muito mais que apenas comemorar a data.

O Dia da Mulher, nas empresas, é uma oportunidade para dar visibilidade à todas as colaboradoras da instituição, tornando o ambiente mais inclusivo e positivo.

Além disso, investir em ações no Dia da Mulher é uma maneira da empresa colocar em prática a responsabilidade social corporativa, principalmente quando se trata da igualdade de gênero.

Um endomarketing exclusivo para esta data fortalece o trabalho das mulheres da empresa, trazendo mais reconhecimento, engajamento e até senso de pertencimento. O importante é que a estratégia de comunicação seja feita de maneira responsável, acolhedora e voltada para quem importa neste dia: elas!

Ações de endomarketing para o Dia da Mulher

Ações de endomarketing para o Dia Internacional das Mulheres

Existem diversas ações que podem ser aplicadas no Dia da Mulher, desde as mais clássicas até as mais inovativas.

É importante, primeiro, conhecer bem o perfil das colaboradoras, delimitar assuntos interessantes e criativos e aí sim partir para o desenvolvimento da campanha de endomarketing. Confira algumas ideias a seguir!

Elas fizeram

Não é segredo nenhum que muitas das invenções mais importantes da humanidade foram inventadas por mulheres, contudo, muitas delas, acabaram sendo creditadas aos homens. O que acha de enaltecer essas conquistas neste dia importante?

Desenvolva uma cartilha com alguns feitos importantes realizados por mulheres e distribua pela empresa. Este material também pode ser enviado por newsletter ou publicado na intranet.

Aqui vai uma lista de exemplo de invenções e descobertas feitas por mulheres, confira abaixo:

  1. Marie Curie – A única mulher a ganhar 2 vezes o prêmio Nobel em razão de suas descobertas sobre o campo da radioatividade;
  2. Mary Anderson – Inventora do limpador de para-brisa. Identificando a dificuldade passada pelos motoristas em meados de 1900, esboçou e desenvolveu a ideia primordial em veículos até os dias de hoje;
  3. Hedy Lamarr – Lamarr foi a responsável pela tecnologia de transmissão sem fio (wireless), então, saiba que ela é a responsável por você estar lendo esse artigo agora!
  4. Rosalind Franklin – Condutora do estudo que permitiu pela primeira vez a observação do DNA em seu formado helicoidal. Apesar de não citada como autora, é a responsável pela imagem com melhor resolução do DNA.
  5. Maria Telkes – Em uma parceria realizada com uma arquiteta chamada Eleanor Raymond, construiu a primeira casa com sistema de aquecimento solar. Isso tudo em meados de 1947.

Além desses feitos históricos, que tal também reconhecer momentos importantes viabilizados pelas próprias profissionais da empresa? Inclua alguns feitos na cartilha, é uma maneira de enaltecer a equipe e mostrar o valor dessas mulheres para a instituição.

Dinâmica do espelho

Sem dúvida, uma das melhoras e mais interessantes ações que você pode realizar em sua empresa! A dinâmica consiste em colocar um espelho dentro de uma caixa (caixa fechada sempre). Como será um momento de engajamento, é interessante que todos os colaboradores estejam presentes.

  • Peça para as colaboradoras formarem um grupo e decidirem a ordem que irão participar e coloque caixa em alguma mesa ou bancada um pouco distante delas;
  • A dinâmica se inicia com uma de cada vez indo até a caixa, e olhando dentro dela. Ao realizarem isso, não poderão dizer o que há na caixa, porém, irão dizer as qualidades da pessoa que ela está vendo lá dentro;
  • Se desejar dar um clima a mais de mistério, pode dizer no início da brincadeira que há a foto de determinadas pessoas dentro da caixa.

O motivo desta ação é justamente incentivar o autorreconhecimento das colaboradoras, vez que, atualmente, ainda é muito difícil para as mulheres ressaltarem e enaltecerem suas qualidades.

Com certeza será um momento gratificante! Aposte nisto!

Concurso de fotos

E vamos de fotografias! O que acha de realizar um concurso de fotos em sua organização!?

Essa com certeza é uma ação muito legal de realizar. Desenvolva um concurso interno com a dinâmica a seguir:

  • Todas aquelas que desejam participar da ação, precisarão enviar uma fotografia criativa de si própria que remeta a questão do orgulho feminino.
  • Após o encerramento do prazo de envio de fotos, todas serão publicadas em sua plataforma de comunicação interna e será realizada uma votação para decidir qual a foto mais criativa;
  • Para influenciar suas colaboradoras a participarem desta ação incrível, informe que haverá premiação para a melhor fotografia!

Presente empoderado

Que tal agradar suas colaboradoras com um presente super especial!? Chega de presentes que reforçam o estereótipo imposto sob as mulheres, ofereça com algo interessante e criativo.

Para isso, é preciso primeiro conhecer o perfil das colaboradoras e seus interesses. Realize uma pesquisa interna sobre qual tipo de presente elas gostariam de ganhar, é a forma mais eficaz!

Algumas ideias de presentes que fogem dos clichês:

  • Vale cultural para ser usado em livrarias, cinemas ou passeios;
  • Kit com itens que ajudem no dia a dia de forma prática;
  • Descontos e parcerias com estabelecimentos ou serviços de interesse das colaboradoras;
  • Café da manhã/tarde ou almoço especial.

Desafio do Dia da Mulher

O desafio do dia da mulher consiste em desenvolver vários desafios para serem cumpridos pelas colaboradoras nesta data especial, como uma maneira de engajar as profissionais e promover um momento divertido.

Siga os passos a seguir para realizar a dinâmica:

  • Pense nos desafios que irão constituir a dinâmica e os anote em um papel. Depois, dobre-os;
  • Coloque todos os desafios em um potinho e passe na mesa de todas as colaboradoras, pedindo para que cada uma escolha um papel;
  • Decida um dia para que a dinâmica ocorra;
  • No dia escolhido, junte todos os colaboradores da empresa e peça para que as colaboradoras realizem seus desafios ou mostre os resultados.

Está sem ideias de desafios para realizar!? Sem problemas, aqui vai uma listinha com 4 opções interessantes:

  • Escreva uma carta para outra colaboradora que você admira;
  • Elogie e reconheça o trabalho de alguma colaboradora que você gosta;
  • Tire uma foto com outra colaboradora e publique em sua plataforma de comunicação interna;
  • Conte um relato pessoal que te fez se sentir mais forte ou que você se orgulhe muito;
  • Conte um fato interessante sobre sua carreira ou vida pessoal;
  • Mostre um talento que ninguém conhece.

Lembre-se, essa ação também pode ser realizada através de videoconferência se a sua empresa possui modelo de trabalho remoto!

Ferramentas para ação de endomarketing para do Dia da Mulher

Ferramentas para ação de endomarketing para o Dia da Mulher

Existem diversos canais e ferramentas para aplicar as ações de endomarketing no Dia da Mulher. É interessante que o RH utilize a criatividade e explore diversos recursos para que a campanha fique ainda mais interessante. Veja algumas opções:

  • Newsletter interna;
  • Notícias na intranet;
  • Webinars e rodas de conversa;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Blog post;
  • Banners na intranet.

Contar com uma boa plataforma de comunicação interna, como uma intranet, é essencial para inovar nas campanhas de endomarketing.

Conheça a

Vivaintra
 e todos os recursos deste software para engajar cada vez mais sua equipe, como:

  • Chat;
  • Linha do tempo;
  • Notícias;
  • Comunicados Internos;
  • Workflow e muito mais!

Conclusão

Agora que você, gestor ou gestora de RH, sabe da importância do Dia da Mulher para a empresa, que tal colocar a mão na massa agora e pôr em prática essas ações?

Lembre-se sempre de conhecer suas colaboradoras e elaborar campanhas criativas, acolhedoras e empoderadoras para este dia tão especial que tem tudo para tornar a empresa um ambiente muito mais forte.

Confira o nosso calendário do RH com datas comemorativas de 2024 e fique de olho nas próximas oportunidades para campanhas de endomarketing. Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os

materiais gratuitos
para download e nos acompanhar nas redes sociais!

 

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.