Entenda a Diferença entre Comunicação Horizontal e Vertical

Você sabia que há diferença entre comunicação horizontal e vertical? E você sabe como as equipes, departamentos e pessoas de diferentes cargos se comunicam dentro da sua empresa? O fluxo de comunicação dentro de organizações passa por níveis hierárquicos diferentes e iguais, e é disso que se trata a comunicação horizontal e vertical. Entenda nesta publicação a diferença entre comunicação horizontal e vertical e como cada uma acontece!

Comunicação Vertical

A comunicação vertical acontece seguindo os vários níveis hierárquicos da empresa. Temos, por exemplo, um gestor e seus liderados. A comunicação entre eles é vertical, pois níveis diferentes estão se comunicando.

Uma vez que a comunicação vertical se refere a níveis diferentes, há dois fluxos dentro dessa comunicação:

Vertical Ascendente

Acontece de baixo para cima, ou seja, quando um colaborador se comunica com seu líder. Alguns exemplos são: sugestões, opiniões, reclamações, envio/apresentação de relatórios.

Nesse tipo de fluxo, os colaboradores podem também oferecer feedbacks aos seus gestores, além de contar com a participação de todos no dia a dia da empresa.

Em algumas empresas, esse fluxo pode ter menos abertura por não dar voz aos colaboradores de níveis hierárquicos inferiores, dificultando a participação de todos em parte dos processos da empresa.

Vertical Descendente

A comunicação parte dos níveis superiores para os inferiores, e pode se dar através de instruções, regras da empresa, comunicados, entre outros.

Nesse fluxo, os colaboradores recebem maior orientação em relação às suas atribuições de cargo, diretrizes e objetivos da empresa. Aqui os líderes e gestores podem alinhar cada equipe com a cultura e as estratégias da empresa.

Comunicação Horizontal

A comunicação horizontal ocorre entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico, sejam eles do mesmo departamento ou não. Também pode ser chamada de comunicação lateral, o que nos remete a um cenário de colaboradores lado a lado, no mesmo nível.

Esse tipo de comunicação permite uma coordenação de tarefas mais fácil, permitindo integração e compartilhamento de informações importantes entre os membros de mesmo nível.

Proporcionar o fluxo de comunicação horizontal dentro da empresa gera mais colaboração e união entre os funcionários, através de canais que possibilitam essa participação dos departamentos. Isso contribui para um crescimento mútuo dos integrantes, além de melhorar o ambiente organizacional.

Texto escrito: Por que os colaboradores não leem as notícias da intranet?

Para que esses fluxos de comunicação sejam implementados e alcance os resultados esperados dentro de uma empresa, alguns pontos devem ser levados em consideração:

1. Cultura da empresa

Analisar a cultura da empresa, bem como seus valores, missão, é de suma importância para definir os processos de comunicação interna, afinal isso irá contribuir para nortear as práticas de comunicação a serem repensadas e implementadas.

Esses processos comunicativos precisam estar bem alinhados com a cultura que a empresa exerce. Dessa forma, a identidade organizacional é reafirmada para todo o quadro de colaboradores, tendendo a alcançar com mais facilidade o êxito nesses processos.

2. Fomente o diálogo e evite conflitos

Proporcionar diálogos abertos, através de uma comunicação alinhada, pode evitar problemas relacionados a fofocas e mal entendidos dentro do ambiente de trabalho.

Não atentar-se ao fato de que sua equipe pode receber alguma informação de maneira distorcida pode acarretar situações negativas e que, se não evitadas, prejudicam o clima organizacional, contribuindo para o mal estar dos colaboradores, afetando a produtividade e os resultados.

3. Comunicação acessível

Para que a empresa alcance os benefícios que os fluxos de comunicação interna oferecem, são necessários canais que sejam efetivos no ambiente interno, permitindo que as informações cheguem a seus destinatários sem ruídos e em tempo real.

Além disso, as ferramentas de comunicação devem ser atrativas para os colaboradores, para que haja assertividade nas práticas de comunicação dentro da empresa. A tecnologia, por exemplo, vem favorecendo as empresas no que tange ao fluxo de informações e atratividade para equipes de trabalho.

É interessante também promover encontros onde há comunicação face a face entre as equipes, para que se conheçam, troquem experiências e conhecimentos. Isso proporcionará um ambiente mais confortável para os funcionários.

4. Ouça sua equipe

Empresas que querem crescer e engajar colaboradores também devem ouvi-los e estarem abertas à sua participação. Dê voz aos colaboradores e permita que eles deixem opiniões, sugestões e até inclua sua equipe em decisões importantes.

Lembre-se de que seu colaborador está todos os dias exercendo uma função importante na empresa e que o conhecimento que tem pode agregar para toda a organização.

Quando o colaborador percebe que tem abertura na empresa, e que sua participação é valorizada, é gerado um senso de pertencimento, que aumenta as chances de engajamento e retenção dos talentos da empresa.

E no local em que você trabalha, como são os processos comunicativos e sua eficácia? Analisar os fluxos que a empresa utiliza atualmente é importante para identificar gargalos e falhas na comunicação, evitando danos futuros.

Quer conhecer a Vivaintra? Clique aqui e experimente grátis por 30 dias!

You May Also Like