Ações de Endomarketing para o Natal: Ideias para sua Empresa

O endomarketing para o Natal é uma forma de engajar ainda mais sua equipe. Neste artigo, separamos as melhores dicas e como pôr em prática.

As festas de fim de ano e Natal são sempre cheias de solidariedade e esperança. Mas é também um momento em que a produtividade de muitos colaboradores fica comprometida, visto que pode acontecer uma exaustão mental devido aos meses que se passaram. É também um momento extremamente reflexivo, em que os colaboradores passam a avaliar suas atitudes e ações durante o ano que passou. 

Por isso, as tradições de Natal e Ano Novo são sempre ótimas opções para não deixar a data passar em branco e promover o clima de esperança e renovação que a época proporciona. É preciso lembrar que este é um período marcado pela solidariedade e confraternização no mundo corporativo, que irão refletir na melhora da relação entre empresa x colaboradores e também no clima organizacional da empresa. 

É neste ponto que o plano estratégico de endomarketing surge para auxiliar as empresas. Isso porque, ao se preparem com antecedência e com um plano estratégico de endomarketing assertivo, as empresas devem pensar em ações e campanhas internas focadas no fator humano e que marquem positivamente os colaboradores.

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia que tem como ponto central o de gestão de necessidades e busca, diariamente, pensar sobre os desejos e necessidades dos colaboradores enquanto clientes internos. É uma forma de incorporar um sentido de identificação organizacional entre os colaboradores com a cultura organizacional, buscando aumentar sua confiança, satisfação e consequentemente o engajamento.

Além disso, quando falamos sobre endomarketing, o uso da criatividade é a chave para surpreender, engajar e fidelizar os colaboradores. O início das festividades de natal e final de ano é uma excelente oportunidade para as empresas executarem suas ações, já que estas influenciarão diretamente no bem-estar dos colaboradores, deixando-os mais felizes e satisfeitos. 

Por isso, desde a decoração à famosa confraternização, todas as ações de Natal e Ano Novo nas empresas proporcionam momentos importantes para unir todos os colaboradores com seus familiares, realizar dinâmicas e/ou trocar presentes. 

Pensando nisso, a Vivaintra reuniu algumas dicas de ações e campanhas internas de endomarketing de natal para as empresas que ainda não entraram no clima das festividades. Confira! 

Decoração 

Um dos grandes pontos que podem influenciar e envolver os colaboradores desde o início das atividades é o investimento na decoração natalina. Isso acontece porque a decoração pode despertar memórias afetivas. A WKoerich Imóveis, por exemplo, investe fortemente em seus ambientes corporativos, com o objetivo principal de proporcionar um clima organizacional mais envolvente e que faça com que os colaboradores tenham os mesmos sentimentos em relação à empresa. 

No geral, poucas coisas mudam em relação à decoração tradicional mas, para se destacar, a WKoerich investiu em elementos diferenciados como árvore de natal, caixas e vasos por todo ambiente. Essa ação alcançou seu principal objetivo e fez com que os colaboradores se sentissem bem e com a sensação de nostalgia, visto que relembraram os momentos na infância durante este período.

  • Tradição na decoração de Natal 

Considerando estes aspectos, basta investir em uma árvore de natal com luzes, meias decorativas penduradas com doces, gorros distribuídos pelos ambientes e/ou até mesmo alguns piscas-piscas espalhados pelos departamentos.

Ter uma árvore de natal colaborativa, em que cada profissional é convidado a trazer ou confeccionar um enfeite para colocar na árvore de natal da empresa, é uma excelente ideia para engajar toda a equipe. Ou, talvez, uma árvore com retrospectiva dos melhores momentos do ano, em que, ao invés de bolinhas, a decoração seja feita com fotos reveladas da equipe e/ou sonhos e metas realizadas. 

É importante ressaltar que é importante inovar e ter uma interface decorativa na plataforma de comunicação interna, podendo ser pela intranet corporativa e/ou qualquer outro meio. Uma outra opção de decoração é elaborar um painel com fotografias de todos os funcionários no formato de uma árvore de natal. Para fazer de uma forma mais divertida, é possível acrescentar alguns gorros e/ou composições natalinas nas fotografias. 

  • Inovando na decoração de Natal 

Outra sugestão é investir, além da tradicional decoração natalina, nos enfeites da fachada da empresa com luzes de pisca-pisca. Isso porque, além de ser uma possibilidade de tradição da empresa, também é uma forma de mostrar às pessoas que o negócio entrou em clima de natal. 

Uma outra ideia legal é distribuir tocas e incentivar que todos os funcionários passem a usar o acessório nos dias que antecedem o Natal. É algo completamente divertido e uma forma de deixar a empresa ainda mais no clima natalino. 

Lembrando que a empresa não precisa, necessariamente, seguir essas sugestões. O que vale é a criatividade e se adequar, de alguma forma, ao orçamento da empresa. Isso porque, dependendo do valor e da quantidade de colaboradores, o investimento na decoração pode ser mais ou menos. Além disso, também é importante que a empresa considere qual seu público interno, seus interesses e vontades pessoais, e de que forma isso pode refletir na decoração. 

Como fazer uma decoração de Natal para o home office?

É importante lembrar que a pandemia do Covid-19 fez com que muitas empresas tivessem que adaptar seus modelos de trabalho para o home office. Dessa forma, se a empresa é adepta a esse novo formato, é interessante garantir que os colaboradores recebam um kit de decoração natalina para decorar o ambiente de trabalho e entrar no clima mesmo à distância. 

A experiência seria ainda melhor se, no kit, tivessem: 

  • Pisca-pisca; 
  • Meia do papai noel; 
  • Guirlandas; 
  • Miniaturas para a mesa de trabalho; 
  • Gorro do papai noel; 
  • Arte para usar como plano de fundo em reuniões online;
  • Caneca de final de ano. 

Ações Internas 

Competição da melhor decoração 

É uma tradição americana realizar competições amigáveis para ver qual será a melhor decoração de natal. E essa é uma excelente ideia transformar isso em uma competição entre os departamentos, incentivando o trabalho em equipe e o engajamento entre os colegas. Basta premiar o departamento que estiver mais bem decorado ou com a árvore de natal mais bonita.

Podcast interno 

Essa época do natal desperta muitas lembranças afetivas, o que traz à tona muitas histórias engraçadas. Um modo de fazer com que os colaboradores compartilhem esses momentos é realizar podcasts internos com a temática natalina, incentivando a troca de informações entre os times. 

Outra sugestão é trabalhar com temáticas de final de ano como, por exemplo:

  • Expectativa vs realidade; 
  • Retrospectiva anual; 
  • Curiosidades sobre a data (ex: por que o natal é comemorado nessa data? por que o papai noel é conhecido pela cor vermelha?); 
  • Melhores resultados do ano. 

Use templates ao seu favor  

Um template comemorativo é uma forma de divulgar os melhores momentos do ano. O departamento que alcançou os melhores resultados, produto mais vendido, funcionário que mais se destacou, melhores campanhas desenvolvidas, ou seja, pode ser uma forma de incluir toda a empresa na lista de reconhecimento. 

Outra alternativa é desenvolver um template temático de curiosidades sobre o Natal e Ano Novo, como é comemorado em outros países, significado dos símbolos, cores e origem. 

Além disso, é possível criar um template especial e divulgar desejos de final de ano da Presidência aos colaboradores. É um método de compartilhar frases de incentivo e agradecimento pelo ano que passou. Outra opção ainda é pedir que os colaboradores enviem seus desejos – podendo ser pela intranet ou pela caixinha do papai noel, por exemplo – e então divulgar.

Desafios 

Para manter o engajamento dos funcionários e promover a integração durante todo o mês de dezembro, basta escrever diversos desafios em pedaços de papel e colocar em uma caixinha postal do Papai Noel ou na árvore de natal. Peça para que todos os colaboradores retirem um novo desafio diariamente ou semanalmente e o realizem até o final do ano. 

Veja alguns exemplos:

  • Indique sua música natalina favorita aos seus colegas de time; 
  • Indique algum filme natalino; 
  • Traga um doce típico para os seus colegas; 
  • Compartilhe contos natalinos; 
  • Elogie seus colegas de trabalho; 
  • Indique uma receita; 
  • Faça uma playlist colaborativa; 
  • Distribua gorros natalinos para os seus colegas; 
  • Fale sobre sua animação natalina preferida;  
  • Compartilhe seu drink preferido com os seus colegas; 
  • Fale sobre as principais qualidades do seu time. 

Amigo Secreto 

A brincadeira de amigo secreto, conhecido também como amigo oculto, é uma tradição comum entre diversas empresas. A troca de presentes e o momento de confraternizar com os amigos é um momento que sempre rende boas lembranças. Com o avanço da tecnologia, e também com a pandemia do Covid-19, existem sites e aplicativos que podem auxiliar o momento. 

O site Amigo Secreto, por exemplo, é uma das plataformas com esta função. Basta selecionar uma pessoa do grupo para ficar responsável pelo sorteio e pedir que essa pessoa crie uma conta no site. O próximo passo é criar um grupo com todos os participantes e definir a data e o horário do sorteio. Depois, basta selecionar se os convites serão enviados por e-mail, WhatssApp ou Facebook. Além disso, o site permite ainda que os participantes criem uma lista de desejos.

A melhor parte de realizar o amigo oculto no final do ano é confraternizar com os amigos e abrir os presentes ao lado de todos. Utilize os canais de comunicação para divulgar essa ação e para estimular a participação de todos na campanha ou, se for necessário, divulgar o perfil dos colaboradores juntamente com algumas sugestões reforçando o que cada um  gostaria de receber.

Distribua biscoitos de Natal 

Nos Estados Unidos, deixar um prato com biscoitos e um copo de leite para o Papai Noel na véspera de Natal é uma tradição bem estabelecida entre as crianças. Isso acontece porque, na tradição mais antiga, deixar guloseimas nas meias penduradas nas chaminés era um sinal de boas-vindas ao Papai Noel. 

Por isso, distribuir e/ou enviar biscoitos decorados com um bilhete escrito se torna um cuidado super especial, se considerarmos que a entrega dos biscoitos seria uma surpresa aos colaboradores.

Dicas de festas

Peça que os colaboradores encaminhem dicas de locais para comemorar o Natal e o Réveillon e divulgue. A procura por lugares diferentes e especiais nessa época do ano é grande, e nada melhor do que propor ao time uma ajuda coletiva para organizar as comemorações.

Chegada do Papai Noel 

Funcionários que possuem filhos, por exemplo, dificilmente não irão querer participar de momentos como esse, em que as crianças ficam empolgadas com a possibilidade de ver a chegada do Papai Noel. Promover este tipo de evento, com um cenário bonito e toda a composição natalina, incluindo a poltrona do Papai Noel, é uma excelente forma de proporcionar boas recordações para os profissionais e suas famílias. 

Outra proposta é distribuir crachás de ajudante de Papai Noel para as crianças, elaborar um concurso de desenho entre os filhos dos colaboradores e/ou também ter um cenário temático e um fotógrafo para recordar o momento. Aproximar a família da empresa ou envolvê-la de alguma maneira nas suas ações pode ser algo muito assertivo para melhorar o engajamento dos funcionários além, claro, de ser uma troca muito importante entre empresa e colaborador.

Natal solidário 

O conceito de solidariedade é complexo e aberto a inúmeras interpretações, que dependerão muito das exigências pessoais que cada indivíduo teve durante a sua vida. Mas, de modo geral, podemos relacionar a duas ideias: a capacidade que os seres humanos têm de compadecer com a dificuldade de outras pessoas e as ações tomadas para fazer algo sobre isso, minimizando a desigualdade e trazendo mais qualidade de vida ao próximo.

Quando falamos sobre Natal Solidário, estamos falando – sobretudo – sobre as ações e campanhas internas desenvolvidas para incentivar os funcionários a serem os ‘ajudantes’ do Papai Noel, onde os profissionais são convidados a doarem alimentos, brinquedos e/ou itens de necessidade básica. 

  • Realize a oficina do Papai Noel

Funcionários que são pais e/ou responsáveis por crianças são acostumados a terem brinquedos e/ou itens, que antes faziam parte do dia-a-dia, serem deixados de lado. Nesse caso, é bom que seja realizada alguma ação interna que incentive e mostre como esses itens – tanto brinquedos quanto roupas – podem ser úteis para outras crianças, apresentando as quantidades de crianças em situações de vulnerabilidade social nas instituições e/ou ONGs.  

Nessa campanha é válido que uma equipe seja responsável por revisar os brinquedos, separá-los por idade e fazer as embalagens para presente. Depois, basta deixar outra equipe responsável para entregar em alguma comunidade carente ou instituições de caridade que apoiam crianças. Essa atividade promove a interação entre os departamentos e o espírito de equipe e solidariedade. 

  • Incentive visitas a crianças em situação de vulnerabilidade social

Que tal incentivar que os próprios funcionários visitem orfanatos, hospitais e/ou entidades e brinquem com as crianças? Dessa maneira, fica muito mais fácil apresentar, de maneira direta, quão bem essas doações podem ser recebidas, e o quanto esses presentes fazem a diferença na vida de centenas de crianças. 

Além disso, é uma oportunidade para incentivar a socialização das crianças. Passar um tempo em companhia de outras pessoas é muito divertido e saudável para todos os envolvidos. É uma experiência marcante na vida dos colaboradores. Mas atenção: antes de qualquer ação, em qualquer instituição e/ou ONGs, é preciso que as visitas tenham autorização para acontecer, podendo ser recusado devido à proteção da identidade dessas crianças.

  • Adote uma cartinha de natal nos Correios 

Todos os anos, os Correios disponibilizam uma série de cartinhas endereçadas ao Papai Noel, para serem “adotadas” por quem quiser contribuir com o natal de crianças que, muitas vezes, não estão em uma situação social favorável. 

Por isso, incentivar que os colaboradores adotem uma cartinha dos Correios é uma excelente forma de fazer a diferença no Natal Solidário de milhares de crianças. Participar da campanha é muito fácil: basta visitar uma agência e retirar a sua cartinha – em alguns casos, isso também pode ser feito on-line por meio do site do Correios.

  • Exemplo de campanhas solidárias

Em 2016, o McDonald ‘s realizou a campanha McSolidário, que arrecadou fraldas e itens de higiene pessoal para serem doados ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas. Nessa campanha, que foi um sucesso, o próprio hospital elaborou uma lista de pedidos que incluem sabonetes, creme dental infantil e adulto, pomada para assadura, lenço umedecido, fraldas infantis e geriátricas. 

Outro exemplo de sucesso foi realizado pela Fundação Nestlé que, em 2020, lançou uma ferramenta que possibilitava escolher, de acordo com as opções disponíveis, a melhor modalidade de participação no Natal Solidário. Entre as possibilidades estavam: escolher adotar uma cartinha, doação do valor correspondente e a doação de livros. Ao todo, com as ações, a Fundação Nestlé conseguiu atender mais de mil crianças de ONG’s parceiras, em mais de 12 cidades brasileiras. 

Os colaboradores que apoiam essa causa, além de favorecerem a si mesmos com a sensação de dever cumprido, também criam laços fortes com a empresa, já que reforça a sintonia de valores pessoais e organizacionais. 

Presentes e benefícios 

Ganhar um agrado da empresa é algo sempre bem recebido pelos colaboradores. Os presentes são uma forma de reconhecer a dedicação dos funcionários ao longo dos meses. A melhor forma de acertar no presente é pedindo sugestão aos líderes, que têm um contato mais próximo com seus times. Mas, caso não consiga identificar o que os colaboradores desejam, a Vivaintra separou algumas dicas: 

  • Flexibilizar o trabalho nas datas festivas;
  • Canecas; 
  • Ingressos para shows culturais; 
  • Ingressos para cinema; 
  • Cartão-presente; 
  • Difusores de essências; 
  • Cesta com guloseimas e bebidas; 
  • Chocolates;
  • Panetone e/ou chocotone. 

Uma outra alternativa é fazer parcerias com lojas e locais para que os colaboradores consigam descontos na hora da compra dos presentes. Seguindo essa linha, dependendo do orçamento disponível, a empresa também pode realizar sorteios de alguns eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos ou mesmo algum tipo de bônus em dinheiro. 

Confraternização 

A festa de confraternização é uma das mais tradicionais ações de final de ano, sendo uma ocasião aguardada com bastante expectativa entre os colaboradores. A empresa pode escolher entre fazer jantares e celebrações formais a reuniões mais descontraídas, de acordo com o formato e o local que seja mais viável. É importante que seja organizado de uma forma que reforce a cultura e o senso de pertencimento dos colaboradores com a organização. 

Para que a festa de confraternização seja bem estruturado e saia como o planejado, é preciso pensar em:

  • Pense na quantidade pessoas; 
  • Defina a proposta do evento, se será brunch, coquetel ou pool party;
  • Escolha um local inovador; 
  • Escolha um horário;
  • Planeje e convide com antecedência; 
  • Crie um clima de expectativa;
  • Inclua uma atração na festa;
  • Bebidas;
  • Defina o cardápio; 
  • Faça reconhecimentos. 

O local de trabalho também é um ambiente que as pessoas passam grande parte do tempo, muitas vezes mais do que com a própria família. Esse vínculo criado faz com que a empresa se torne uma segunda casa para muitos. Logo, permitir que os colaboradores levem os familiares na confraternização é ótimo para integrar ainda mais toda a equipe.

Outro ponto é que a confraternização é um ótimo momento para falar sobre objetivos, conquistas e metas sem a formalidade do dia-a-dia. Com cuidado para não quebrar o clima, mantendo um tom otimista, é possível abordar as perspectivas e os objetivos para o próximo ano. Esses são os principais itens a serem considerados na organização de uma festa de final de ano divertida e capaz de engajar ainda mais a equipe!

Kit de férias 

Muitas empresas costumam realizar férias coletivas no final do ano. Nesses casos é interessante entregar um kit de boas férias com chinelos, toalhas, guarda-sol e outros itens que possam colaborar com as férias. Outra dica é fornecer uma cartilha e/ou orientações sobre como gerenciar as finanças no final de ano. 

Comunicado de final de ano 

Por fim, esta ideia é para a Alta Gestão. Em um e-mail e/ou na intranet corporativa formatado na temática de ano novo, coloque os principais números do ano como metas batidas, número de vendas, novos clientes, novos colaboradores, eventos marcantes, prêmios conquistados, ou seja, um resumo das memórias importantes do ano. Ao final, você ainda pode colocar um link que direciona ao presente surpresa como reconhecimento pelas conquistas de todos.

Conclusão

Essas são apenas algumas sugestões de como aplicar ações de endomarketing nas organizações. É importante ressaltar que cada empresa precisa planejar suas atividades de acordo com aquelas que mais se adequam à sua cultura, valores e ao perfil dos seus colaboradores. Pensar, criar e pôr em prática as ações de endomarketing aproxima ainda mais as diferentes hierarquias, além de manter as equipes engajadas e motivadas para começar o próximo da melhor maneira possível. 

You May Also Like
Leia mais

Pesquisa de Clima: Entenda a Importância!

Índice do Post Hide 1. Prevenção dos problemas2. Felicidade dos Funcionários3. Retenção de talentos4. Feedbacks assertivos5. Transparência na…