Falhas na Comunicação que Você pode não estar Vendo

falhas na comunicação
falhas na comunicação

As falhas na comunicação, mesmo que não seja o ideal, ainda são muito comuns nas empresas. Para que haja um bom desenvolvimento organizacional, alguns fatores são essenciais como, por exemplo, uma comunicação efetiva. Ter uma equipe unida, engajada e satisfeita é essencial para fazer com que os colaboradores estejam ainda mais satisfeitos. Por isso, a participação de líderes é fundamental! 

Os líderes precisam estar sempre presentes e atentos com a forma de se comunicar com os colaboradores, além de verificar se essa comunicação tem se mostrado eficiente ou se são gerados ruídos que dificultam a fluidez dos processos dentro da empresa. 

Pensando nisso, a Vivaintra separou algumas falhas na comunicação que podem estar ocorrendo em sua empresa sem que você saiba. Confira!

Texto escrito: Por que os colaboradores não leem as notícias da intranet?

Falhas na comunicação que são mais comuns nas empresas

Líderes que não sabem se comunicar

Há várias maneiras de se comunicar com os colaboradores de uma empresa. No entanto, é preciso analisar o que se pretende comunicar e o que se espera dos receptores. Essa é uma forma que garante que os meios utilizados serão os mais corretos. 

Cada empresa possui suas particularidades. E para que a comunicação ocorra efetivamente, cabe aos gestores aprimorarem não apenas a escolha dos meios, mas também o formato de sua comunicação com o contexto da empresa. Com isso, é possível alcançar o público-alvo da mensagem e, consequentemente, aumentar o engajamento e a interatividade entre os colaboradores. 

Falha dos líderes em motivar os colaboradores

É evidente que a produtividade de um colaborador diminui quando está desmotivado com o ambiente de trabalho. Mas, para que situações assim ocorram o mínimo possível, um dos objetivos dos gestores é motivar os colaboradores. Motivar a trabalharem não apenas na empresa, mas pela empresa – com o intuito de torná-los promotores da marca.

Um dos erros mais comuns que causam a desmotivação é a divergência entre o discurso e a prática diária dos líderes. Para motivar a equipe de trabalho, é importante que o líder lembre que ele está sempre comunicando algo com suas atitudes no ambiente empresarial.

Devido a sua posição, o líder é tido como uma referência. E quando se fala em exemplo, atitudes podem sobressair às palavras. Portanto, o engajamento dos colaboradores depende também de como o líder se comunica através de sua atuação dentro da empresa.

Canais de comunicação interna que não são eficazes

Uma vez que os colaboradores se deparam com dificuldades na comunicação com seus líderes, alguns problemas começam a aparecer no ambiente de trabalho como, por exemplo, problemas como o acesso às informações e restrição à sua participação na empresa. Portanto, é crucial que os líderes prestem atenção a esses impedimentos e busquem novos meios que permitam uma comunicação empática e eficaz com a equipe.

Um canal oficial de comunicação interna, por exemplo, seria um sistema feito justamente para que a empresa tivesse ainda mais proximidade com a equipe. Um exemplo disso é contar com uma Intranet Corporativa, que auxilia a empresa na mensuração da efetividade da comunicação, assim como na geração de engajamento entre os funcionários por meio de reações, comentários, visualizações, entre outros.

A Intranet, além de passar confiança ao colaborador por ser o único canal oficial da empresa, onde tudo pode ser encontrado, também facilita a comunicação entre líder e liderado (e vice-versa) e/ou facilita a comunicação com outros departamentos. Essa facilidade de aproximação entre os departamentos faz com os ruídos diminuam, visto que a Intranet transforma e aperfeiçoa o modo como os setores, gestores e colaboradores de uma empresa se comunicam. 

Quer saber mais sobre a Vivaintra? Fale com um dos nossos especialistas

1 comment

Deixe uma resposta