Como fazer a integração de novos Colaboradores com o Onboarding?

Figura masculina e ao fundo telas que remetem a um relatório de integração.

Ei, tudo bem? Como você costuma integrar novos colaboradores a sua empresa? Saiba que o onboarding é uma ótima maneira de fazer isso.

A integração é uma passo importante para recém-contratados dentro da empresa. Novos funcionários podem se sentir deslocados no início da sua jornada e a integração é boa forma de facilitar essa adaptação. Normalmente na integração são apresentadas, a cultura da empresa, valores, normas, funcionários e outras informações relevantes para o papel que ele vai desempenhar.

Agora, se você está se perguntando o que é onboarding e o que ele tem haver com a integração, continue a leitura, pois vamos explicar.

Antes demais nada, se você é gestor ou atua no Recursos Humanos, ou é o diretor da empresa, você precisa saber como funciona o onboarding e como fazer a integração de novos colaboradores com ele. Então vamos lá?

O que é o onboading?

O onboarding, na tradução literal, significa integração. Mas não se engane, eles tem propósitos diferentes.

O processo de onboarding vem sendo muito utilizado pelas empresas atualmente, pois reflete a a atuação das empresa no mercado hoje, que envolve a busca e retenção de novos talentos, e isso vai além de apenas um treinamento e assinatura da papelada da contratação.

Então, precisamos nos adaptar da melhor maneira possível e organizar nossos processos de forma geral. Além disso, isso inclui a forma como trabalhamos a integração dos colaboradores, tanto com a equipe quanto com a empresa.

Portanto, o onboarding busca exatamente isso: adaptar os novos talentos da sua empresa com o restante da equipe, da empresa e dos objetivos da empresa. Isso deve ser feito de uma forma mais ágil, prática, eficiente e acima de tudo, humana.

Em suma, tudo isso faz com que o profissional tenha uma adaptação mais rápida e possa alcançar seu desempenho máximo mais rapidamente e reduz a chance de desconfortos futuros.

Como fazer a integração de novos colaboradores

Portanto, a equipe de Recursos Humanos é quem mais utiliza o onboarding que deixa de ser uma apresentação simples para se tornar uma imersão de horas e até dias.

Dessa maneira, para usar este recurso, é preciso se basear em quatro pilares: orientação, acompanhamento, supervisão e treinamento e um onboarding bem planejado, pode envolver:

  • Kit de boas vindas;
  • Boas apresentações;
  • Defina métricas de desempenho;
  • Deixe alguém responsável por acompanhar o novo colaborador;
  • Garanta que a recepção seja amigável e tranquila.

Então, ao realizar o procedimento de onboarding, você garante que os colaboradores estejam de acordo com a cultura da empresa, reduzindo a rotatividade, engajando e os deixando mais motivados.

Mas para que tudo isso aconteça de uma forma correta e direcionada, sua equipe precisa estar alinhada aos processos que deverão suceder, principalmente se a sua empresa está trabalhando em home office ou de forma híbrida.

Dessa forma, é aí que entra uma plataforma e ferramenta que preencha esses processos de forma clara em todos os períodos.

Conclusão

Então, uma intranet como a Vivaintra auxilia na gestão de recursos como o onboarding de uma forma completa.

Ou seja, com diversos módulos para a sua empresa aproveitar e utilizar da melhor maneira possível, contribuindo com o processo de integração em todas as etapas e excluindo as lacunas nesse período.

Portanto, quer saber mais sobre a Vivaintra e fazer um teste gratuito de 30 dias?
Então, acesse https://www.vivaintra.com/experimente e cadastre para ter todos esses recursos à sua disposição.

Deixe uma resposta