Intranet & Onboarding: Melhore sua Integração!

Ilustração de computador com os textos "intranet" e "seja bem-vinda".

A contratação de um novo colaborador é um momento de grande importância para a empresa, vez que, ao ser realizado o processo de integração, não se espera apenas mais um “funcionário” e sim um contratado que se engajado com todo o time e faça diferença na instituição.

A integração, também conhecida como “Onboarding” dos novos colaboradores, deve ser feita de maneira correta, pois, é através dela que o novo contratado irá ficar por dentro da história e valores da instituição. Do mesmo modo, é neste momento em que ele conhecer suas funções e entrar em contato com outros colaboradores!

O que é o Onboarding de novos colaboradores?

Este processo nada mais é do que fazer com que o novo contratado se sinta parte da empresa. É na integração que o colaborador se engaja com todos os valores e também com a missão da instituição.

Com uma integração bem feita, o percurso que o colaborador leva para se engajar, é diminuído de maneira notável. Ou seja, ele entende de maneira mais ágil, quais suas funções. Em outras palavras, o novo colaborador entregará resultados de maneira mais rápida!

Estrutura do processo de integração

Não há uma forma exclusiva de ser feito, contudo, seu processo de integração deve conter pontos estratégicos. Seja como for, o colaborador não pode ficar perdido e se sentindo acuado neste momento.

Alguns pontos que sua integração deve conter:

  • Mensagem de boas vindas. É onde a empresa demonstra carinho pelo contratado, conta sua história, missão e valores;
  • Caso a empresa tenha “lideres”, é interessante uma mensagem deles! Vez que, o colaborador se sentirá acolhido. O mesmo vale para gestores e CEO;
  • Quais serão as competências e o que se espera do novo colaborador;
  • Tour pela empresa, para que o contratado conheça as instalações;
  • Método de trabalho seguido pela empresa;
  • Canais de comunicação, como RH, ouvidoria e afins;
  • Mensagem de agradecimento e apoio.

E- book | Grátis

Tipos de uma Boa Comunicação Interna

Se inscreva abaixo e acesso o material. É de graça!

Como uma INTRANET pode auxiliar na integração de novos colaboradores?

Ao entender o que é o Onboarding, como realizar ele na empresa e seus benefícios, nos questionamos: como uma intranet pode aumentar o engajamento do novo integrante e impactar de modo positivo na cultura da organização?

Antes de mais nada, a Intranet é uma rede privada onde apenas os integrantes da empresa podem acessar. Sendo assim, o seu uso, junto com o processo de Onboarding, faz com que o engajamento do novo contratado acelere de forma notável.

Assim, durante a introdução do novo colaborador na empresa, a Intranet será mostrada a este. Na plataforma, ele será apresentado para os demais contribuintes na linha do tempo. Aqui, ele também irá mostrar para todos quem ele é, inserindo suas informações profissionais, interesses e afins.

Além de possuir sua própria “Time Line”, o colaborador poderá contar com outros benefícios que aumentarão a velocidade de seu engajamento e produtividade na empresa. Como, por exemplo, um bate-papo empresarial, onde ele conseguirá conversar com qualquer integrante de empresa através de um chat online.

Por fim, na intranet, o colaborador terá fácil acesso a todas as informações que sejam importantes na instituição. Como, processo e base de conhecimentos. Além do mais, ele ficará por dentro de todas as últimas notícias da empresa, bem como da realização de eventos que possam vir a acontecer.

Se deseja saber mais sobre processos de integração, conte com a Vivaintra. Visite o site e conheça as soluções, recursos e como ela pode te ajudar!

Vivaintra, Intranet e Rede Social Corporativa

You May Also Like
Leia mais

LGPD: A sua Empresa já se Adaptou?

Índice do Post Hide Sua empresa já se adaptou?LGPD: mudança na Cultura!Não podemos esquecer!O que vai mudar para…