Ações para melhorar o clima organizacional

aprenda a melhorar o clima organizacional

Criar um clima organizacional agradável dentro da empresa, não é uma tarefa fácil. Isso acontece porque o clima é moldado pelo comportamento e respostas dos colaboradores diante das ações e influências da própria organização.

Então como criar um ambiente profissional que atenda ao mesmo tempo, as expectativas de todos?

Com boas estratégias, é possível melhorar o clima, deixando o ambiente mais agradável para que colaboradores se sintam mais satisfeitos e produtivos.

Saiba que não há truques para criar um ambiente bom na sua empresa, mas existem ações, comportamentos e procedimentos fundamentais para atingir esse objetivo. Acompanhe este conteúdo que vamos mostrar para você como melhorar o clima da sua empresa.

Por que melhorar o clima na sua empresa?

Melhorar o clima organizacional na sua empresa é importante para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Um clima organizacional positivo pode aumentar a produtividade, motivação, comprometimento e satisfação dos funcionários. Estas melhorias podem, por sua vez, aumentar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Por esse motivo, ele tem se tornado cada vez mais o foco de líderes e gestão nas empresas.

É fundamental que o gestor trabalhe a motivação e a satisfação dos membros da equipe, proporcionando os recursos e ferramentas necessárias para desenvolver suas tarefas da melhor forma possível.

Além disso, um bom clima organizacional também cria um ambiente mais agradável e pode ajudar a atrair e reter funcionários exemplares.

Na verdade, a qualidade de vida no trabalho é um assunto que se faz cada vez mais presente em todas as empresas. Cerca de 83% das empresas no Brasil desejam construir uma cultura de bem-estar e qualidade de vida nos próximos anos, segundo pesquisa da Sodexo. Isso porque ao visar o bem-estar do funcionário, os resultados tendem a ser melhores.

O que deixa o clima organizacional ruim?

Para definir quais ações vão contribuir com a melhora do seu clima organizacional é importante compreender o que precisa ser melhorado imediatamente.

Uma pesquisa de clima é um bom ponto de partida para verificar a percepção do colaborador quanto à organização. Esse é um processo importante, pois, o clima organizacional está relacionado à percepção coletiva dos funcionários sobre o ambiente da empresa.

Portanto, quando os membros da equipe começam a se sentir insatisfeitos com o ambiente de trabalho, cria-se um clima organizacional ruim que acaba afetando negativamente seu comportamento e desempenho.

Isso acontece, quando algumas atitudes colocadas em prática pelas empresas, contribuem para deixar o clima ruim e afetam negativamente o colaborador, como, por exemplo:

  • Falta de alinhamento entre empresa e colaborador;
  • Estímulo da competição entre funcionários
  • Não fornecer e receber feedbacks;
  • Cobrança de metas impossíveis de serem alcançadas;
  • Pouca ou nenhuma comunicação interna.

Por isso, é importante que as empresas criem uma cultura organizacional saudável, baseada na ética, responsabilidade e respeito. Isso significa que os líderes e funcionários devem adotar atitudes que estimulem a cooperação, a inovação e o crescimento profissional de todos os membros da equipe. A famosa relação ganha-ganha.

Dicas de ações para melhorar o clima organizacional

É preciso pensar: como minha empresa pode promover um bom ambiente e assim atingir indicadores de produtividade satisfatórios?

Respondendo essa pergunta, é possível implementar ações e atitudes que promovam a satisfação dos funcionários. Essas medidas devem ser analisadas e colocadas em prática de acordo com o perfil da sua empresa. As dicas abaixo costumam apresentar resultados ao se relacionar com a qualidade de vida do colaborador.

Confira abaixo as 4 dicas que preparamos para sua empresa!

1. Faça a gestão do Employee Experience

O conceito de Employee Experience nada mais é que proporcionar uma boa experiência ao colaborador. Isso é um desafio enfrentado por muitas empresas. O principal objetivo de fazer a gestão das experiências do colaborador é tornar o tempo que ele passa na empresa mais proveitoso, ou seja, uma experiência positiva para ambos.

Muitas ações estão relacionadas ao Employee Experience, mas o ponto-chave é alinhar empresa e colaboradores.

A partir de uma pesquisa de clima, é possível traçar metas e objetivos, principalmente aqueles que estão ligados a qualidade de vida e satisfação do colaborador e que se estendem desde o processo de onboarding até o desligamento, pois toda a sua jornada deve ser acompanhada a estar alinhada a cultura da organização.

2. Promova o equilíbrio da vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre pessoal e profissional é um fator de peso significativo. Isso influencia na escolha do colaborador sobre qual empresa ele quer trabalhar ou se continuará onde está.

Por isso, é importante compreender que trabalho duro não é sinônimo de um bom trabalho, e estar em uma empresa em tempo integral não é sinônimo de produtividade.

Atualmente existem diversas maneiras de trabalhar e muitos profissionais podem ser mais produtivos e engajados se pudessem conciliar as áreas profissional e pessoal. Para muitos, esse equilíbrio é muitas vezes mais motivador do que um alto salário

Empresas consideradas boas de se trabalhar já entendem que essa é uma proposta nova no mundo do trabalho. Este mundo mudou e a relação entre empregador e empregado deve mudar com ele.

3. O bom trabalho deve ser reconhecido

Reconhecer o bom trabalho por meio de um sistema de recompensa – especialmente quando você supera as expectativas. Esta é uma ação que costuma contribuir com a melhora do clima organizacional.

Esta é uma ação que não requer grandes investimentos. Porém, quanto mais surpreendente for o sistema de reconhecimento e recompensa, maior será a determinação dos colaboradores em conquistá-lo. A sensação de realização, somada à satisfação, melhora o ambiente de trabalho e consequentemente o clima organizacional.

Outro benefício, é que a empresa está elevando outros patamares como a retenção de talentos, por exemplo. Afinal, todos vão querer fazer parte de uma cultura que se beneficia de boas ideias e bons resultados.

Ao trabalhar o reconhecimento na sua organização, Atenção, cuidado para não gerar uma competitividade não amistosa, isso poderá ser prejudicial, pois, o reconhecimento deve algo motivador e não gerar uma competitividade negativa.

4. Criar programas de benefícios

A oferta de benefícios depende muito da cultura de cada empresa. Uma das práticas interessantes é a criação de uma oferta de benefícios, para que o próprio colaborador defina qual oferta é melhor para ele.

Por exemplo, os solteiros têm hábitos e necessidades diferentes dos casados, assim como familias com filhos tem outras necessidades. Em geral, cada público se comporta de uma maneira e tem necessidades diferentes, cabe a sua empresa entender quais são os perfis de seus colaboradores.

Isso inclui plano de saúde e odontológico, descontos em academias, home office, horário reduzido, entre outros.

Para melhorar e manter o clima organizacional, é importante encontrar um equilíbrio entre a satisfação dos funcionários e os benefícios que recebem, que também devem estar ligados à cultura e estratégia do negócio – um grande desafio para a equipe de RH.

Colaboradores satisfeitos, mais produtivos e comprometidos, são um retrato deque o clima na sua empresa vai bem. Se acredita que ainda apode melhorar, utiliza algumas das dicas apresentadas e de os primeiros passos para melhorar o clima organizacional.

Agora é a sua vez! Compartilhe conosco quais ações já fez para melhorar o clima na sua empresa.

Além disso, lembre-se que pode contar com a tecnologia  para melhorar o clima na organização e Vivaintra tem muitas ferramentas que vão ajudar a colocar essas dicas em prática.