A retenção de colaboradores, refere-se às atividades e ações que as empresas buscam para reduzir o número de perdas de colaboradores. Por tanto, neste post vamos falar sobre o endomarketing como ferramenta de retenção. Vamos lá?

Em primeiro lugar, as Campanhas de Endomarketing, são ótimas aliadas para promover o engajamento do colaborador. Visto que, o colaborador que se sente pertencido a empresa, gera frutos que são essenciais para a valorização da sua marca e a expansão para o público externo. O que por sua vez, acaba conhecendo sua solução de uma maneira atrativa e com grande potencial de mercado. 

1. Avisos

Para as Campanhas de Endomarketing, utilizamos bastante o módulo de Avisos. É por meio deste Módulo que informamos sobre alguma ação que está rolando. É com o ele que informamos sobre o regulamento ou ação proposta. Além de ser ótimo para engajar na participação da ação.

2. Comunicado Interno

Ainda assim, com o módulo de Comunicado Interno, é possível publicar a informação de um jeito mais formal, além de ter o feedback do usuário no próprio módulo. Em algumas campanhas que lançamos esse ano utilizamos este módulo para divulgar as informações.

Por exemplo, na Campanha do Orgulho LGBTQIA+, enviamos um comunicado para os líderes de cada departamento com dicas de como ser mais inclusivo com seus colaboradores LGBTQIA+. Nesse sentido, focamos na inclusão dos colaboradores e na sensação de pertencimento que eles buscam. E quando eles se sentem pertencidos, eles tendem a produzir mais e engajar com os valores da organização.

3. Linha do Tempo

Um módulo muito importante e que gera uma interação entre os colaboradores gigantesca. Sendo assim, a Linha do Tempo mostra as notícias da empresa em uma ordem cronológica , sendo possível o colaborador reagir a cada post.

O Módulo Linha do Tempo ele permite uma interação muito mais colaborativa, além de envolver todos da empresa e de deixar a Intranet com um visual mais atrativo. Sendo assim, utilizamos este Módulo para fazer um chamada, convidando os Colaboradores para as Campanhas.

4. Notícias

As Notícias da Intranet permitem a divulgação de conteúdos relevantes para os colaboradores, bem como, poder colocar em destaque as principais notícias da empresa. Além de permitir a interação dos colaboradores através de comentários, por exemplo.

Este é um dos módulos mais utilizados para divulgar as campanha e explicar como elas serão conduzidas e executadas. Sendo possível, colocar uma capa de imagem, uma fonte diferente para a notícia, criar uma galeria de fotos e vídeos. Além de dar espaço para o colaborador comentar e reagir.

5. Enquetes

Neste módulo é possível entender o que o colaborador gosta ou necessita. Algumas empresas acabam fazendo a tomada de decisão somente com a alta gestão. Porém, por outro lado, acaba desmotivando o colaborador. Sendo assim, com o módulo de enquetes, você traz a colaboração da sua equipe para a tomada de decisão. Permita que seu colaborador participe de pequenas tomadas de decisões que influenciam o dia a dia de trabalho dele. Um exemplo recente de um de nossos clientes foi a publicação de uma enquete para entender os que os colaboradores preferiam, trabalho home office ou presencial. Em conclusão, o resultado foi o oposto do que a alta gestão achava.

Por fim, funcionários que participam deste processo costumam produzir mais e mais engajados. Isso diminui a rotatividade. Além de andarem alinhados com os objetivos do time e da empresa. 

Conclusão

Todos estes módulos além de auxiliar com as Campanhas de Endomarketing, eles ajudam muito com o engajamento interno. Portanto, colaboradores que enxergam o valor da empresa, tendem a permanecer por muito mais tempo. 

A Retenção se inicia desde o primeiro momento que o colaborador conheceu a sua marca. Por isso, precisamos entender que o colaborador gosta de ver a razão pelo qual está trabalhando em sua empresa. E quando isso acontecer você terá defensores da marca e colaboradores fidelizados.

Por fim, é sempre bom lembrar: custa muito menos manter um colaborador, do que contratar um novo. 

Quer saber mais sobre a Vivaintra? Então, cadastre-se gratuitamente e experimente por 30 dias! Gostou deste post? Então vem conferir mais posts sobre Endomarketing e veja como você pode melhorar essa área na sua empresa!

0 Shares:
You May Also Like