Exemplos de Endomarketing para reter talentos

A retenção de colaboradores, refere-se às atividades e ações que as empresas buscam para reduzir o número de perdas de colaboradores. Por tanto, neste post vamos falar sobre o endomarketing como ferramenta de retenção. Vamos lá?

Em primeiro lugar, as Campanhas de Endomarketing, são ótimas aliadas para promover o engajamento do colaborador. Visto que, o colaborador que se sente pertencido à empresa, gera frutos essenciais para a valorização da sua marca e a expansão para o público externo. O que por sua vez, acaba conhecendo sua solução de uma maneira atrativa e com grande potencial de mercado. Veja abaixo como usar a Vivaintra e alguns exemplos de endomarketing para reter talentos.

Como o endomarketing se aplica na retenção de talentos?

O endomarketing desempenha um papel crucial na retenção de talentos, pois busca promover uma relação saudável e engajada entre a empresa e seus colaboradores.

Ele se aplica na retenção de talentos de várias maneiras. Em primeiro lugar, através de uma comunicação interna eficaz, mantendo os colaboradores informados e engajados. Em segundo lugar, construindo uma cultura organizacional positiva, que promova valores e comportamentos desejados.

Por fim, através do reconhecimento e recompensas, incentivando e valorizando o desempenho dos colaboradores, bem como oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional. Essas abordagens contribuem para criar um ambiente de trabalho agradável, estimulante e satisfatório, que aumenta a satisfação e lealdade dos talentos, ajudando na sua retenção dentro da organização.

Como usar a Vivaintra: exemplos de endomarketing

1. Avisos

Para as Campanhas de Endomarketing, utilizamos bastante o módulo de Avisos. É por meio deste Módulo que informamos sobre alguma ação que está rolando. É com o ele que informamos sobre o regulamento ou ação proposta. Além de ser ótimo para engajar na participação da ação.

2. Comunicado Interno

Ainda assim, com o módulo de Comunicado Interno, é possível publicar a informação de um jeito mais formal, além de ter o feedback do usuário no próprio módulo. Em algumas campanhas que lançamos esse ano utilizamos este módulo para divulgar as informações.

Por exemplo, na Campanha do Orgulho LGBTQIA+, enviamos um comunicado para os líderes de cada departamento com dicas de como ser mais inclusivo com seus colaboradores LGBTQIA+. Nesse sentido, focamos na inclusão dos colaboradores e na sensação de pertencimento que eles buscam. E quando eles se sentem pertencidos, eles tendem a produzir mais e engajar com os valores da organização.

3. Linha do Tempo

Um módulo muito importante e que gera uma interação entre os colaboradores gigantesca. Sendo assim, a Linha do Tempo mostra as notícias da empresa em uma ordem cronológica, sendo possível o colaborador reagir a cada post.

O Módulo Linha do Tempo ele permite uma interação muito mais colaborativa, além de envolver todos da empresa e de deixar a Intranet com um visual mais atrativo. Sendo assim, utilizamos este Módulo para fazer um chamada, convidando os Colaboradores para as Campanhas.

4. Notícias

As Notícias da Intranet permitem a divulgação de conteúdos relevantes para os colaboradores, bem como, poder colocar em destaque as principais notícias da empresa. Além de permitir a interação dos colaboradores através de comentários, por exemplo.

Este é um dos módulos mais utilizados para divulgar as campanha e explicar como elas serão conduzidas e executadas. Sendo possível, colocar uma capa de imagem, uma fonte diferente para a notícia, criar uma galeria de fotos e vídeos. Além de dar espaço para o colaborador comentar e reagir.

5. Enquetes

Neste módulo é possível entender o que o colaborador gosta ou necessita. Algumas empresas acabam fazendo a tomada de decisão somente com a alta gestão. Porém, por outro lado, acaba desmotivando o colaborador. Sendo assim, com o módulo de enquetes, você traz a colaboração da sua equipe para a tomada de decisão. Permita que seu colaborador participe de pequenas tomadas de decisões que influenciam o dia a dia de trabalho dele. Um exemplo recente de um de nossos clientes foi a publicação de uma enquete para entender os que os colaboradores preferiam, trabalho home office ou presencial. Em suma, o resultado foi o oposto do que a alta gestão achava.

Por fim, funcionários que participam deste processo costumam produzir mais e mais engajados. Isso diminui a rotatividade. Além de andarem alinhados com os objetivos do time e da empresa. 

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de endomarekting utilizando os módulos da Vivaintra, que além de auxiliar com, ajudam muito com o engajamento interno. Portanto, colaboradores que enxergam o valor da empresa, tendem a permanecer por muito mais tempo. 

A Retenção se inicia desde o primeiro momento que o colaborador conheceu a sua marca. Por isso, precisamos entender que o colaborador gosta de ver a razão pelo qual está trabalhando em sua empresa. E quando isso acontecer você terá defensores da marca e colaboradores fidelizados.

Por fim, é sempre bom lembrar: custa muito menos manter um colaborador, do que contratar um novo. 

Quer saber mais sobre a Vivaintra? Então, cadastre-se gratuitamente e experimente por 30 dias! Gostou deste post? Então vem conferir mais posts sobre Endomarketing e veja como você pode melhorar essa área na sua empresa!

Deixe uma respostaCancelar resposta