O que é Clima Organizacional ?

Dia 25/03 – Diógenes Reis, CEO da Vivaweb, falou pra gente sobre Clima Organizacional: o que é e como Melhorar! Além disso, não se esqueça de ver nossos outros conteúdos no blog.

Foi uma live maravilhosa, pois trazer o nosso CEO, para falar de assuntos tão importantes, é algo valioso!

Dessa maneira, Diógenes conseguiu passar seus ensinamentos com e ainda deu a oportunidade de dividir com todos a sua bagagem de conteúdos, aprendizados e vivências!

Afinal, Diógenes, o que é clima organizacional e como posso melhorar?

O conceito de Clima Organizacional

Então, o clima organizacional é a percepção da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho, e o bem estar dos colaboradores.

Por isso, como a organização é feita por pessoas com interesses diversos, modos de vida pessoais, profissionais diferentes.

Ou seja, é improvável que todos eles tenham as mesmas opiniões sobre o conceito de clima organizacional.

Sendo assim, trabalhar isso é tão importante para: melhorar a produtividade, diminuir o turnover, engajar os colaboradores e oferecer algo profissionais.

Exemplos de clima organizacional

Portanto, Diógenes, citou alguns exemplos de clima organizacional, destacando as empresas: Google e Facebook.

Então, seguindo suas culturas, as empresas criaram ambientes mais agradáveis, dão espaço alternativos de descanso e lazer.

Ou seja, deram horários flexíveis e mais autonomia em fazer o seu trabalho.

Pontos importantes da cultura organizacional

Dessa maneira, não basta colorir o ambiente e comprar um videogame para relaxar.

Em outras palavras. a dinâmica do clima organizacional é bem mais complexa e precisa estar de acordo a cultura organizacional.

Portanto, ele citou alguns pontos importantes da cultura organizacional: valores, propósito, comunicação interna, liderança, rituais e cerimônias, comunidade e autonomia.

É sempre um desafio estar de acordo com o clima organizacional, precisa ser algo bem desenhado e bem alinhado, pois com isso, o processo de seleção para novos colaboradores precisa ser ainda mais atento.

Então, as pessoas internas precisam conhecer a sua cultura, para saber se vão gostar do o ambiente em que estão trabalhando.

Dessa maneira, quando falo sobre o processo de seleção é importante identificar as habilidades, comportamento do candidato com os valores da empresa.

Feito isso, é momento de observar se o perfil do colaborador está de acordo com o local de trabalho, se sim, é MATCH, pois entenderam que os valores fazem sentido para os dois lados.

Dessa forma, existem vários tipos de cultura: Acolhimento, Propósito, Aprendizado, Prazer, Resultados, Autoridade, Segurança e Ordem.

Conclusão

Para finalizar citou a pesquisa de clima, que traz a resposta se de fato a empresa está promovendo um local adequado para se trabalhar.

Então, gostou do conteúdo? Desse modo, para acessar essa live na íntegra, acesse o link abaixo! 

Live 

Se preocupar com o seu colaborador é algo que traz valor e vai de acordo com as expectativas das pessoas que ali trabalham! 

Sendo assim, já conhece a Vivaintra? Então, faça um cadastro gratuito por 30 dias e aproveite para se conectar com todos da sua empresa.

You May Also Like