o que é clima organizacional?

O que é clima organizacional e qual a importância para sua empresa

Você sabia que a satisfação e motivação do seu colaborador é um dos fatores de maior importância quando se fala de desempenho e resultados da sua empresa?

Se isso é novidade para você, saiba que tudo isso sofre influência direta do clima organizacional da sua empresa. Ou seja, se o ambiente de trabalho e tudo mais relacionado consegue agradar o colaborador, ele se sentirá mais produtivo e também engajado para ir em busca de melhores resultados.

Cuidar do capital humano, através de uma boa gestão do clima organizacional, pode, inclusive, levar as empresas a ter uma rotatividade três vezes inferior ao restante do mercado, segundo pesquisas do GPTW (Great Place to Work).

Cabe à empresa, compreender como é seu clima organizacional, para traçar a melhor estratégia de melhoria para as pessoas que ali trabalham. No entanto, para isso,  vamos te ajudar a compreender de uma vez por todas o conceito de clima organizacional, qual sua importância e ainda dar dicas de como melhorar este indicador na sua empresa.

Continue a leitura para conferir.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional, se trata de um indicador da qualidade do ambiente onde os colaboradores estão inseridos, mensurado principalmente através do nível de satisfação.

Em outras palavras, é uma percepção coletiva, de como as pessoas, incluindo gestores e times, percebem o ambiente de trabalho.

Essa percepção é capaz de influenciar a motivação do colaborador e normalmente, é formada por valores, atitudes e comportamento reproduzidos na organização. Por se tratar de uma percepção, é normal que alguns colaboradores gostem mais, outros menos de como é o clima da empresa.

Por isso, o clima organizacional é um indicador importante para  a maioria dos gestores, que podem definir ações de melhoria visando manter seus colaboradores engajados.

Diferença entre clima e cultura organizacional

Apesar de os termos serem parecidos e de ambos influenciarem diretamente a motivação dos colaboradores, o clima e a cultura organizacional são conceitos diferentes.

Enquanto o clima são as percepções compartilhadas dentro de um ambiente de trabalho, a cultura se trata das normas e valores que regem a empresa. A cultura funciona como um norte para a empresa, sendo transmitida não só aos colaboradores, mas também ao público externo.

Porém, mesmo sendo conceitos diferentes, os dois devem estar presentes na gestão da organização, devido a sua capacidade de influenciar os resultados da empresa.

Sobre a importância do bom clima organizacional na empresa

Considerando que o clima organizacional está vinculado aos comportamentos e sentimentos que os colaboradores têm em relação à empresa, será a partir de um clima organizacional positivo que a organização poderá estabelecer uma base de crescimento.

Para facilitar esse processo, reforçaremos aqui, que independente do tamanho da sua empresa, ela já tem um clima estabelecido. Portanto, o que resta no presente momento, é identificar como está o clima e trabalhar com as melhorias, para proporcionar um ambiente positivo, que será a base para um relacionamento de confiança entre todos os níveis da empresa.

A partir disso, superar desafios e outras situações complexas, será mais fácil, já que as pessoas sentirão o que realmente fazem da empresa e estão dispostas a ajudá-la a atravessar momentos difíceis.

Vantagens do bom clima organizacional na empresa

Como vimos, o clima organizacional está ligado diretamente a como o colaborador se sente com relação à empresa.

Como consequência, se o clima é positivo, podemos obter vários benefícios, principalmente quando a empresa investe no bem-estar do colaborador, como abordaremos um pouco mais adiante.

Vamos conferir mais de perto, algumas das vantagens do bom clima organizacional:

  1. Melhora o bem-estar e satisfação;
  2. Aumenta a produtividade e o engajamento dos colaboradores;
  3. Reduz o absenteísmo de colaboradores;
  4. Facilita a comunicação interna;
  5. Ajuda a alcançar objetivos e metas.

Como medir o clima organizacional?

Antes de pensar nas estratégias que vai adotar para melhorar o clima organizacional da sua empresa, é necessário dar um passo atrás e descobrir de fato como os colaboradores percebem a empresa.

Uma das maneiras frequentemente adotadas para compreender como a empresa é vista, é a Pesquisa de Clima.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima é uma das maneiras de descobrir como a empresa é vista pelos colaboradores no momento.

Quando a pesquisa de clima é aplicada corretamente, ela mostrará como a equipe se sente com relação a diversos aspectos.

Ela pode ser feita através de um questionário, que será capaz de fornecer uma visão ampla de como o colaborador se sente, avaliando desde a estrutura da empresa, objetivos e também as relações de trabalho.

Como melhorar o clima organizacional na sua empresa?

Até aqui, foi possível compreender a importância de um bom clima e um ambiente confiável aberto à comunicação para gestores e times. Se a partir disso, está pensando em dar seus primeiros passos na melhoria do clima organizacional da sua empresa, realizar uma pesquisa de clima é uma das etapas mais importantes.

A partir das impressões obtidas na pesquisa, você gestor ou profissional de RH, poderá decidir quais práticas serão adotadas.

No entanto, pensando em ajudar você nesse processo, listaremos aqui, algumas dicas mais práticas de como melhorar o clima organizacional na sua empresa. Vamos lá!

Crie um ambiente de confiança

Como mencionamos anteriormente, um ambiente confiável, onde o colaborador se sente à vontade para expor sua opinião e contribuir com a empresa é sinal de que o clima organizacional é positivo.

Para construir um ambiente de confiança, onde o colaborador se sente seguro e confiante, procure investir em canais de comunicação interna mais acessíveis.

Fornecer ferramentas de comunicação interna é um passo importante. Dessa forma, a comunicação acontece em diferentes direções e a empresa consegue se comunicar com todos da empresa sem grandes problemas.

Feedbacks frequentes também são uma maneira de criar um ambiente de confiança. A finalidade é aprimorar as qualidades dos colaboradores e incentivar o crescimento profissional. Já falamos por aqui, como aplicar um feedback individual e suas vantagens para o ambiente de trabalho.

Reconheça o bom trabalho

Reconhecer o colaborador pelo seu desempenho ou entrega de algum projeto que superou expectativas também pode favorecer o bom clima organizacional.

O reconhecimento pode ser feito de diversas formas e às vezes não exige grandes investimentos. Porém, quanto maior a recompensa, mais os colaboradores vão se empenhar para conquistar algo.

Por tanto, o sentimento de reconhecimento e cumprimento do dever, consequentemente melhoram o clima organizacional da sua empresa.

Invista saúde dos colaboradores

Para as empresas que buscam melhorar o clima organizacional é preciso investir na saúde do colaborador.

A qualidade de vida é algo almejado por todos e ela não se obtém apenas com um bom salário. Por isso, o equilíbrio entre saúde física e mental é um dos fatores que têm mais peso para os colaboradores.

Pensando nisso, a organização pode investir em programas que promovam a saúde e bem-estar. Uma boa pedida, são dicas de nutrição, ações de prevenção e canais de assistência psicológica. Dessa forma, seu time fica mais saudável e satisfeito para produzir cada vez mais.

Crie um programa de benefícios

Os benefícios também são uma maneira de melhorar o clima organizacional. Cada empresa pode desenvolver seu próprio programa a partir dos resultados da sua pesquisa de clima.

No momento de definir benefícios, considera que pessoas com família e pessoas solteiras normalmente têm necessidades diferentes, assim como pessoas mais jovens ou mais velhas. Nesse caso, procure um equilíbrio entre as necessidades para definir os melhores benefícios.

Outra saída, caso seja possível, é criar um cardápio onde os próprios colaboradores escolhem seus benefícios.

Não esqueça de usar a criatividade para ofertar benefícios diferentes, isso inclui flexibilidade de horários, uma meta batida que pode se tornar redução de expediente, vouchers e muitas coisas, ou seja, benefícios que vão além de plano de saúde e vale-alimentação.

Estabeleça metas

Quando se trabalha com um objetivo, é mais fácil traçar planos e estratégias para alcançá-los. Por isso, estabeleça metas reais, ou seja, metas que podem ser alcançadas.

Se o objetivo é reconhecer e beneficiar aqueles que têm um bom desempenho, é preciso que números estabelecidos possam ser alcançados em algum momento. Caso isso não aconteça, as metas podem acabar tendo o efeito contrário e desestimular os colaboradores.

Facilite a comunicação

A criação de um ambiente de confiança é fundamental para um bom clima organizacional, como mencionamos anteriormente.

Porém, isso só se conquista quando a comunicação acontece de maneira eficiente, é de extrema importância, fornece canais de comunicação de fácil acesso e essa comunicação deve acontecer entre todos, incluindo diretoria e gestão.

É preciso saber falar e também escutar o colaborador. Essa é uma das boas práticas do Employee Experience e impacta diretamente no clima organizacional.

Para facilitar a comunicação, invista em ferramentas específicas, como intranets e redes sociais corporativas, que facilitam não apenas a comunicação, mas também melhoram o engajamento com relação ao que é comunicado. Não poderíamos deixar de recomendar a Vivaintra, acesse o site se quiser conhecer mais sobre ela.

Esperamos que a partir dos esclarecimentos e recomendações, você tenha compreendido a importância do clima organizacional e tenha o que precisa para começar a melhorar esse indicador entre os colaboradores da sua empresa.

Também não deixe de acompanhar nosso blog para aprender mais sobre Comunicação Interna e Endomarketing.

Um comentário em “O que é clima organizacional e qual a importância para sua empresa”

Os comentários estão fechados.