O incidente ocorrido em 25 março de 1911, marcou a trajetória das lutas das mulheres ao longo do século 20, porém essas lutas já levaram a criação da data são bem anteriores ao acontecimento.

O Dia Internacional da Mulher originou-se na data que teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.

Somente em 1945 que a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional que falava sobre a igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 60, o movimento feminista foi criando voz e em 1975, teve a primeira comemoração oficial do Ano internacional da mulher. Dois anos depois, 1977, o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Mesmo com essa data, a qual o objetivo é homenagear a importância da mulher e seu papel na sociedade, é importante lembrar que o respeito e o valor devem ocorrer diariamente. Sendo assim, neste post vamos conversar um pouco sobre como valorizar a Mulher no ambiente corporativo, uma pauta tão relevante e que merece atenção de todos.

Uma das questões que rodeiam o valor da mulher no ambiente corporativo é a equidade de gênero, que trata sobre o fato da representatividade da mulher ser menor do qe a dos homens, uma vez que os dados de 2018 apontam 48% das mulheres com mais de 15 anos estão empregadas, já os homens, esse número é de 75%.

Promova uma conversa com as colaboradoras da empresa

Por isso, no Dia Internacional da Mulher é importante que a empresa levante reflexões sobre diversas pautas que possam ser tratadas sobre a mulher. Por exemplo: Empreendedorismo feminino, Autoestima feminina, Ser mulher na atualidade, entre muitos outros. Existem inúmeras palestrantes para entrar em contato e promover essa conversa, reflexão e debate entre as colaboradoras que é mais do que importante, é necessário.

Utilize-se da empatia nas ações da empresa

Outra ideia é usar a empatia nas ações internas que forem promovidas. A empresa precisa adotar um comportamento humanizado e empático ao realizar essas ações, repensando principalmente em suas atitudes para analisar se ela está dando o devido valor às mulheres que trabalham na organização e às suas responsabilidades diárias. Reflita: Sua empresa possui práticas que beneficiam as colaboradoras? Há programas focados no público feminino da organização?

O Dia Internacional da Mulher não é um dia de festa, mas um dia de reflexão. Precisamos pensar em nossas ações que influenciam tanto de maneira positiva, mas principalmente negativa e o que isso afeta nas mulheres, as quais a cada dia lutam por um comportamento mais igualitário entre todos. 

Ainda não conhece o Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like