Dia 22/03 – Jade Oliveira, do departamento de Gente e Gestão <>, falou sobre o Valor do Onboarding no Ambiente Corporativo! Foi uma live maravilhosa, cheia de conhecimento e acredito que de muito valor para todo o nosso público, pois valorizar a jornada do colaborador em um primeiro momento é algo que faz necessário e valoriza a marca em questão.
Afinal, qual o valor do Onboarding no ambiente de trabalho?
Por sua vez, a Jade Oliveira, foi muito coerente em explicar e multiplicar os ensinamentos para todos!
O que é o Onboarding?
O onboarding busca exatamente isso: adaptar os novos talentos da sua empresa com o restante da equipe, de uma forma mais ágil, prática e eficiente, integrando os colaboradores com a cultura, organização e metodologia da empresa, tornando o processo mais “divertido” e sem possíveis desconfortos futuros. Tudo isso faz com que o profissional tenha uma adaptação mais rápida e possa oferecer mais produtividade. A integração acontece desde a descrição de cargos, e em todo o momento que o colaborador faz parte daquela empresa.
Qual a importância do Onboarding?
A recepção de novos colaboradores deve fazer parte da cultura da empresa, e todos os membros da equipe devem estar preparados para compartilhar esse momento de forma positiva. Em relação às boas práticas de integração, é importante lembrar que os novatos devem ser recebidos com iniciativas planejadas e estruturadas. Portanto, ele será bem-vindo, o que é propício para sua felicidade precoce na empresa. Todos esses esforços são necessários, porque o dia mais importante é exatamente o primeiro dia.
Quando um profissional se depara com uma frustração no início das atividades da empresa, suas chances de desligamento são grandes, o que causará muitos transtornos para a empresa, inclusive financeiros, pois a empresa terá que selecionar novamente o processo seletivo.
Os benefícios que o Onboarding traz?
– sentimento pertencimento;
– familiarização com o local onde irá trabalhar;
– ferramentas necessárias que ele irá trabalhar, colaborando com o auxílio necessário para a utilização das mesmas;
– otimização de tempo;
– criação de um vínculo com a empresa;
– diminuir a ansiedade, visto que neste primeiro momento, o colaborador se sente mais ansioso, por se tratar de um emprego novo, novas pessoas e processos.
Gostou do conteúdo? Para acessar essa live na íntegra, acesse o link abaixo!
Se preocupar com o seu colaborador é algo que traz valor e vai de acordo com as expectativas das pessoas que ali trabalham!
Já conhece a Vivaintra? Faça um cadastro gratuito por 30 dias e aproveite para se conectar com todos da sua empresa.