Os 4 Princípios da Comunicação Interna

Você conhece os 4 princípios da comunicação interna? Hoje em dia, ter uma boa rede de comunicação interna dentro de uma empresa é quase que algo obrigatório. Ter canais que permitem com que os colaboradores criem vínculos entre si, podendo discutir tanto sobre assuntos do próprio meio corporativo, quanto demais temas que fortaleçam a união das equipes é algo muito útil.

Sabendo o que uma boa comunicação interna pode fazer com sua equipe, vamos falar sobre os 4 princípios da comunicação interna.

1º – DAR VOZ AOS COLABORADORES

Sendo um dos princípios mais importantes da comunicação empresarial, dar voz aos seus colaboradores é algo efetivo para sua organização. Afinal, falando de problemas internos, é muito mais fácil uma pessoa identificar o problema e traçar uma solução quando ela convive diariamente com a dificuldade.

Visto isso, gestores precisam saber quais são as demandas de seus colaboradores! Esse é o primeiro passo para achar uma solução e fortalecer a cultura da empresa. Como resultado, há uma redução na taxa de “turnover”.

Há várias formas de dar voz aos seus colaboradores e aprimorar sua comunicação interna. Sendo assim, uma das melhores formas é aderir a um serviço de intranet, por exemplo. Esta nada mais é do que uma internet privada, onde toda a comunicação da empresa é centralizada.

Além disso,  a comunicação pode ocorrer em todos os níveis da empresa, levando assim a discussão de diversos temas. Logo, tal canal vai influenciar a interação entre os colaboradores, gerando mais engajamento e produtividade!

2º – ELIMINAR RUÍDOS

É fato que no meio corporativo podem surgir conversas um tanto quanto distorcidas sobre alguns temas. Tais situações se tornam grandes distrações que são capazes de impactar de modo direto no rendimento e também na imagem da empresa.

Quando se tem uma boa comunicação interna, todos os assuntos tratados na empresa podem ser acompanhados pelos colaboradores. Sendo assim, as chances daquelas informações virarem uma distração, serão quase nulas.

Por isso, para diminuir ou até mesmo eliminar os ruídos da comunicação interna de sua empresa, adote alguns costumes.

  1. ESCOLHA DE UM CANAL OFICIAL PARA COMUNICAÇÃO INTERNA

Várias são as opções de canais de comunicação, contudo, a mais indicado é a intranet. Esta, nada mais é do que uma rede social privada. Nela, apenas os colaboradores da empresa tem o acesso e podem compartilhar informações.

Com isso, é possível gerar na empresa um sentimento de acolhimento. Logo, as pessoas se sentirão a vontade para conversar sobre situações cotidianas do trabalho e, também, outros assuntos.

  1. PESQUISAS INTERNAS DE MODO ONLINE

Realizando pesquisas de tempos em tempos, você obterá um bom feedback dos colaboradores! Saberá como anda a comunicação interna da empresa. Além do mais, ao consultar seus colaboradores, eles se sentirão valorizados dentro da organização, os motivando ainda mais.

  1. ACESSO REMOTO

Garantido o acesso remoto, todos os colaboradores poderão se engajar com o restante da empresa de onde quer que estejam. Além disso, as chances de ocorrer ruídos sobre algum assunto irá diminuir. Finalmente, os colaboradores serão mais produtivos, já que irão utilizar a tecnologia para resolver assuntos que, sem ela, levariam mais tempo.

Banner com uma ilustração de duas pessoas interagindo com o celular, uma mulher e um homem. Nela o texto - e-book grátis, 7 tipos de uma boa comunicação interna, baixar e-book

3º – GERAR AÇÕES DE INTEGRAÇÃO

Dentro de uma empresa, é um tanto quanto normal que se formem grupos, e não há nada de incomum nisso. Porém, o problema começa a surgir quando este grupo se torna “privado” e o dialogo com os outros times se encerra.

Sendo assim, investir em uma boa intranet focada em comunicação interna pode ser a solução! Vez que, ela trabalha de maneira ativa para que todos os colaboradores criem uma relação de amizade com os demais.

A empresa ainda deve ter um plano de integração, como o seguinte:

  • Apresentação de toda a empresa para os novos colaboradores;
  • Eliminar todas as dúvidas que surgirem na integração;
  • Explicar sobre a história da empresa;
  • Demonstrar os valores e cultura da organização.

Por último, mas não menos importante, a empresa também pode realizar eventos, entre outras ações! Isso levará o engajamento dos colaboradores para outro nível. É o caso de encontros ao final do mês! O intuito é a troca de ideias entre indivíduos, que gera uma mudança de rotina no trabalho. Sendo assim há o incentivo e a formação de novos vínculos de amizade.

4º – FORTALECER A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Uma organização que tem uma boa cultura e que a divulgue de maneira correta, tem consigo colaboradores que atuam do mesmo modo. Em razão disto, eles estarão em sintonia com aquilo que a empresa crê.

Segundo a metodologia GPTW, existem 9 pilares da cultura organizacional da empresa, quais são:

  • Inspirar;
  • falar;
  • escutar;
  • desenvolver;
  • cuidar;
  • agradecer;
  • contratar;
  • celebrar, e
  • compartilhar.

Ao utilizar esses pilares, será possível perceber uma grande melhora na cultura de sua organização, vez que aos poucos seus colaboradores irão começar a se engajar mais e mais com a crença da empresa.

Se deseja melhorar sua comunicação interna, conte com a Vivaintra. Visite o site e conheça as soluções, recursos e como ela pode te ajudar!

Vivaintra, Intranet e Rede Social Corporativa

You May Also Like