Você já pensou em criar um podcast internamente, trazendo os seus colaboradores para compartilhar o dia a dia na empresa e a rotina dele internamente. Neste post vamos falar sobre Podcast interno: a nova tendência das empresas. Além disso, não se esqueça de conferir nossos outros conteúdos e melhore a comunicação interna em sua empresa.

É uma ótima oportunidade para promover a colaboração entre os times, proporcionando um melhor relacionamento entre todos os colaboradores. Bem como, gerar engajamento com os processos internos da empresa. 

Já imaginou que tudo isso pode acontecer de forma natural. E como resultado, se tornar um projeto grande e expansivo dentro da organização.

Sendo assim, vamos ajudar você a construir um projeto que vai trazer lindos resultados e também promover o engajamento com a solução Vivaintra. 

Vamos ao Passo a Passo:

1° Passo: vocês sabem o que é um Podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio que pode ser disponibilizado, por meio de um arquivo baixado ou streaming (transmissão ao vivo por meio da internet). Pode ser acessado o Podcast a qualquer momento.

O Podcast tem assuntos específicos e parece bastante com programa de rádio. Sendo assim, os episódios dividem os conteúdos.

Em relação ao tempo, sempre é bom recordar que quanto maior o podcast, maior o desafio de gerar interatividade.

Nesse sentido para um primeiro momento, sempre bom que seja algo curto e com conteúdo rico, pois o mais importante é fazer com que o colaborador assista até o fim e tenha vontade de assistir outros episódios.

2° Passo: defina um Nome, Tema e Formato

Pense bem no seu Podcast. Sendo assim, você deve pensar em algo que traga a memória e história da empresa.

Pense em um tema que faça parte da cultura da empresa, ou algo que a empresa queira almejar. Um nome que lembre a marca, a história do negócio ou o nome que mais agradam vocês. 

O Formato, é algo que precisa ser bem desenhado. Então, pense na melhor forma que o seu podcast irá engajar os colaboradores.

Separe os times que irão participar, ou até mesmo uma única pessoa. Ou seja, faça times de mulheres, departamentos, liderança, além de poder dar espaço para o CEO falar sobre as conquistas e desafios encontrados no decorrer da história da empresa.

3° Passo: crie um roteiro

A melhor forma de conseguir roteirizar o Podcast é ter o tema decidido e as pessoas que vão participar. Feito isso, comece a planejar um roteiro para o mesmo.

O roteiro é o que dá origem a gravação, é o que vai mostrar o início, meio e fim. Tendo em vista, Lembre-se de tornar a conversa algo leve e que seja interessante, pois precisamos prender o nosso público interno.

Em um Podcast de qualidade, você precisa ter: vinhetas de início e fim, apresentação dos participantes e de quem irá conduzir, introdução, avisos iniciais, discussão sobre o assunto em questão e encerramento.

4° Passo: escolha os equipamento adequados

Separe os equipamentos adequados para realizar o Podcast. Sendo, computador, acesso à internet, microfone, headset com microfone, ou até mesmo aqueles microfones que captam o som do ambiente, para quando realizar o Podcast com várias pessoas.

Caso seja um projeto que cresça na empresa, portanto pense na aquisição de equipamentos mais profissionais, que irão agregar valor e qualidade em suas gravações.

5° Passo: trabalhe na edição da sua gravação

Após a criação do áudio MP4, o editor vai escutar o Podcast inteiro, e irá trabalhar com os cortes necessários, seguindo, vai incluir vinhetas inicio e fim, ou se necessário, vinhetas mudando o tema ou o foco do mesmo.

Além de trabalhar na composição de todos os elementos sonoros para execução e qualidade da narrativa.

Sempre é bom lembrar que, em toda comunicação sonora, é importante ter um áudio referência, que lembra a identidade do projeto. Sendo elas, as vinhetas que.

6° Passo: divulgue seu Podcast em sua Intranet Vivaintra

Melhor hora, né não? A divulgação acontece de forma muito simples.

Comece pela criação de um Banner, pode ser uma foto dos que participaram do Podcast, ou até mesmo uma foto padrão.

No módulo de Notícias, crie uma notícia para falar sobre o Podcast, lembrando que é possível categorizar as mesmas, dessa forma pense em uma para os Podcasts internos.

Na hora que programar o post da Notícia, você pode colocar até quando deseja que fique em destaque e além de conseguir divulgar o áudio no corpo da postagem, demais né?!

Em seu Módulo Linha do Tempo, é possível fazer uma chamada, convidando todos que estão cadastrados na Intranet para prestigiar mais uma gravação. Sendo assim, aproveite para criar uma publicação e atrair todos para seu novo conteúdo.

Agora bora divulgar e convidar seus colaboradores para ouvir mais um episódio do Podcast. Portanto lembre-se que todo projeto que uni os colaboradores, traz muitos resultados e engajamento.

Ainda não conhece o Vivaintra? Então, cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like