As diferenças entre marketing e endomarketing é um assunto bastante discutido dentro do ambiente corporativo. Ou seja, apesar de serem dois conceitos que andam juntos dentro de uma organização, eles possuem algumas diferenças. Então, neste post vamos falar sobre as principais diferenças entre marketing e endomarketing.

Marketing

Em marketing, a empresa deve adotar uma estratégica para se comunicar com os seus possíveis clientes. Dessa forma, existem algumas estratégias adotadas por esse conceito.

 A primeira é a pesquisa de mercado, procurando consumidores para comprar seu produto ou serviço. O segundo é a realização do produto, que traz quais são pontos positivos e negativos ao mesmo tempo que seus concorrentes. 

A terceira é a parte da divulgação do seu produto ou serviço. Sendo assim, é preciso possuir estratégias de aceitação do seu público, através de campanhas de promoção. A quarta estratégia são as vendas. Então, é o momento de entregar o seu produto nas mãos do cliente, e falar quais são as vantagens dele comprar o seu produto. 

E por fim, há a etapa de pós-venda que é muito importante durante esse processo todo. Caso o seu cliente tenha tido uma experiência negativa com o seu produto, é nesta etapa que você o reconquista. Portanto, no marketing a estratégia nunca acaba quando o cliente finaliza a compra do seu produto. É um processo de conquistas e reconquistas para que o cliente se torne um embaixador direto ou indireto.

Endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia de marketing interno para atingir os colaboradores e melhorar a imagem da empresa. É onde você consegue criar ações internas para que as equipes se sintam engajadas com a empresa, motivando-as e diminuindo o turnover. 

No endomarketing o cliente se torna interno. Então, toda divulgação realizada para captar o cliente, é feita dentro da empresa. Ou seja, isso também quer dizer que o colaborador, colocado aqui como um cliente interno, também pode ser um embaixador indireto da organização. Sendo assim, uma vez que o índice de felicidade do funcionário esteja alto, é cada vez mais provável que ele divulgue a empresa, mesmo que de maneira indireta, para outras pessoas. 

Sendo assim, se a sua empresa possui um endomarketing presente no dia a dia dos seus colaboradores, provavelmente, o índice que trata sobre o bem-estar das equipes, no mínimo, é de médio para alto. 

Conclusão

Em suma, digamos que o Marketing e o Endomarketing, apesar de suas diferenças, possuem o mesmo fim. O objetivo é melhorar a imagem da empresa, tanto com os clientes, quanto com os colaboradores. 

Quer saber mais sobre a Vivaintra? Então, Cadastre-se gratuitamente e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.

Gostou deste post? Então, confira nossos outros conteúdos!

1 Shares:
You May Also Like