Neste post, vamos abordar sobre os diferentes tipos de clima organizacional. Mas antes…você sabe o que é clima organizacional?

O clima organizacional, é uma ferramenta essencial para compreender o ambiente de trabalho e os efeitos que eles provocam nos colaboradores. Para isso, existe a pesquisa de clima que é possível utilizar para entender melhor o contexto no qual os funcionários estão inseridos e promover ações de melhoria que impactam positivamente na produtividade, engajamento e motivação das equipes, para trazer maiores resultados externos e internos na empresa.

Durante essa pesquisa, os colaboradores são convidados a expor sobre a sua jornada no trabalho, se ela tem sido positiva ou negativa. Assim, a organização consegue pensar em estratégias de melhoria para tornar o ambiente corporativo mais efetivo e  aumentar o seu engajamento com as equipes, melhorando a sua produtividade.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

Apesar de parecerem sinônimos, cultura e clima organizacional são aspectos diferentes que impactam distintamente no ambiente de trabalho. A cultura organizacional é o conjunto de normas e valores que regem uma organização, sendo uma parte essencial de um plano estratégico da empresa, de forma que ela apresenta um posicionamento e deseja que o seu público interno esteja de acordo.

Em suma, a cultura organizacional é a identidade da empresa, é a definição da sua personalidade, incluindo o seu perfil, interesses tendo como base os seus valores. Sendo assim, é necessário que a cultura de uma organização seja divulgada e apresentada de forma clara para os colaboradores, para que com a vinda de novos funcionários eles possam se adaptar e engajar com a “cara da empresa.”

O clima organizacional é a união das opiniões dos colaboradores sobre o ambiente em que eles estão trabalhando. Sendo assim, é com base nessas opiniões que os funcionários irão reagir a uma forma com relação as atividades e demandas diárias e qual o seu impacto seja positivo ou negativo na produtividade da organização.

Resumindo, o clima organizacional tem por finalidade estabelecer um termômetro em uma empresa. Bem como, avaliar o nível de satisfação do seu Colaborador. Por meio deste termômetro, é possível, medir a satisfação dos colaboradores e todos os fatores. Dessa forma, o clima organizacional é a percepção que as equipes possuem, trabalhando no seu espaço.

Qual a importância de ter uma Pesquisa de clima organizacional?

Idalberto Chiavenato, traz um conceito muito claro sobre Clima Organizacional:

“O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que:

1. É percebida ou experimentada pelos membros da organização.

2. Influencia o seu comportamento.” 

Deixando claro, que quando existe um bom clima organizacional, os fatores que melhoram as vantagens são: a satisfação do colaborador, ambiente mais animado, ambiente com grande poder de interesse e colaborativo. Agora em um ambiente com mau clima os fatores que ficam evidentes são: estado de depressão, times desinteressados, apatia e insatisfações.

Por isso é importante que as empresas se preocupem com a pesquisa de clima , para que tenha resultados que possam diagnosticar a percepção do colaborador e avaliar o ambiente interno, a partir do ponto de vista de seu colaborador.

Quais os tipos de clima organizacional?

Com base no artigo de Carlos Bispo, “Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional”, existem 3 tipos de clima que podem ser classificados como: bom, neutro e ruim. Abaixo, vamos analisar cada um deles:

Clima Organizacional Bom/Alto

Algumas características de um clima organizacional bom/alto é a satisfação e motivação dos colaboradores, alta adesão com campanhas de endomarketing. Além disso, há um alto comprometimento com as ações da empresa e baixa abstenção. Um bom clima organizacional é caracterizado por ter processos bem estruturados e definidos, que estimulam a criatividade, a busca por inovação, aumento de produtividade e engajamento, entre muitos outros aspectos.

Clima Organizacional Neutro 

O clima organizacional que está enquadrado no meio termo, apresenta alguns pontos positivos, porém possuem falhas que precisam ter atenção para promover estratégias positivas. Algumas características desse tipo de clima são a baixa interação de colaboradores, resistência a mudanças na empresa, indiferença e há uma estagnação nas atividades.

Clima Organizacional Ruim

Esse tipo de clima pode prejudicar a organização como na perda de talentos, turnover, baixa motivação dos colaboradores, diminuição na produtividade, baixa adesão a campanhas de endomarketing e ações internas, baixo comprometimento das equipes em realizar atividades e tarefas e assim por diante.

Ainda não conhece a Vivaintra? Então,  Cadastre-se gratuitamente e conheça essa solução que vai mudar sua forma de se Comunicar. Além disso, confira nossos outros posts sobre Comunicação.

0 Shares:
You May Also Like