Olá! Como vai você? Espero que esteja tudo bem! Bom, hoje iremos conversar sobre um tema que causa muita sensibilidade, contudo, que de forma alguma pode deixar de ser lembrado, além de sua inigualável importância é claro. Apesar de celebrada em setembro, essa ação deve possuir um acompanhamento constante.

Pois bem, hoje falaremos sobre a conscientização do Setembro Amarelo! Mostre para todos seus colaboradores que você apoia a causa da prevenção ao suicídio, que eles não estão sozinhos, que possuem todo o suporte que precisam para enfrentar essa causa. Conscientize-os e discuta essa importante causa com todos!

O suicídio é considerado, por muitos, um tema que envolve um grande tabu. Apesar disso, essa ação ocorre durante todo o mês de setembro, onde, o dia 10 de setembro é considerado como o dia mundial da prevenção ao suicídio. Além disso, a cor predominantemente utilizada nesta época, é o amarelo, em razão do seu significado, que é de “atenção em razão da importante causa”.

Mas, porque amarelo? Bom, no mês de setembro do ano de 1994, um garoto de 17 anos, chamado Mike Emme se suicidou, nem sua família ou seu amigos haviam percebi os sinais que o jovem vinha demonstrando. Mike era conhecido por ser muito carinhoso e também por suas habilidades mecânicas. Mike possuía um Mustang 68, qual ele veio a restaurar sozinho e pintá-lo de amarelo. No dia de seu funeral, seus amigos decidiram confeccionar fitas e cartões amarelos com a frase, “se precisar, peça ajuda”. E foi após este ato, que a causa ganhou força.

Agora você já sabe a imensa importância que esta data carrega, então, o que acha de utilizá-la para realizar algumas ações de endomarketing em sua empresa!? Neste artigo te ajudaremos com as melhores ações para conscientizar os seus colaboradores, engajando todos por uma mesma causa.

O que é o endomarketing?

Endomarketing nada mais é do que uma estratégia, cuja missão é aumentar a felicidade e o sentimento de pertencimento dos colaboradores nas empresas! Os colaboradores são os clientes internos de uma organização, neste caso, para que eles se mantenham engajados e produtivos, é de grande importância que estejam satisfeitos e confiantes em sua empresa!

Quando falamos sobre ações de endomarketing, é importante você saber que a imaginação é o limite. Não existem barreiras quando se pensa em possíveis ações para deixar seus colaboradores mais felizes e confortáveis com sua instituição!

Mas não é apenas só isso! O endomarketing também serve para despertar a conscientização sobre determinado assunto nos colaboradores, como é o caso deste momento tão importante e delicado do Setembro Amarelo.

E quer saber o mais legal? Como sabemos que você está pesquisando sobre o assunto, vamos te ajudar! Aqui em baixo haverão várias dicas de ações que você pode realizar em sua empresa!

Dicas de ações de endomarketing para o Setembro Amarelo

Previna e Conscientize!

Não é segredo que o compartilhamento de informações é de extrema importância nesta data. Neste caso, que tal realizar a divulgação de sintomas e formas de prevenção ao suicídio?

Crie uma lista informando dados, cuidados, situações e recomendações de grande relevância que podem contribuir com a saúde mental de seus colaboradores!

Já pensando na conscientização, desenvolva um kit de documentos personalizados para que todos os colaboradores realizem o download! Neste kit, você pode incluir documentos contendo:

  • Contatos de clínicas ou centros especializados no assunto, como o site do setembroamarelo.com, onde para buscar ajuda, basta digitar o seu país, estado e cidade, e identificar os polos de ajuda mais próximos do seu endereço, e também o site do Centro de Valorização da Vida (CVV) https://www.cvv.org.br/ que realiza apoio emocional a todos que necessitam.
  • Informações sobre o Projeto Cartas Amarelas, onde você e sua empresa, podem ajudar a espalhar as cartas de conscientização sobre essa importante causa;
  • Banners informativos sobre a conscientização do Setembro Amarelo;
  • Protetores de tela e capas para perfis personalizadas com o tema do Setembro Amarelo.

Com certeza essa ação será muito gratificante para todos os colaboradores! Além disso, como já explicado acima, essa ação não ajuda apenas os colaboradores de sua empresa, mas também milhares de pessoas fora da empresa, neste sentido, não se esqueça de pedir para que os colaboradores compartilhem tais informações!

Conversa Aberta

A realização de palestras sobre o tema é sempre uma boa pedida. Sendo umas das melhores formas de discutir sobre o tema de maneira mais “aberta”, você pode realizar essa ação tanto de maneira presencial como remota.

Convide um profissional especializado no assunto para vir até sua organização. Permita com que seus colaboradores tirem dúvidas e se aprofundem no assunto.

Algo muito legal e vantajoso nesta ação, é que, tendo informações mais concisas sobre o assunto, seus colaboradores podem ainda expandir o conhecimento para o público externo, podendo sempre ajudar outras pessoas que se encontram em momento delicados em sua vida.

Além do mais, como se trata de uma conversa, todos podem interagir, seja com dúvidas, histórias de superação ou conselhos, aqui, vale tudo!

Yellow Day

Hoje usamos amarelo! Isso mesmo, estipule um dia do mês de setembro para convidar todos os colaboradores de sua empresa a utilizarem uma camiseta amarela em apoio a data!

Essa é uma ação pode inclusive ser realizada em Home Office, vez que, empresas com esse modelo de trabalho, tendem a realizar reuniões online! Além disso, no caso da ação ser realizada de maneira remota, é valido a empresa confeccionar um wallpaper (plano de fundo) temático para que os colaboradores façam o uso durante as reuniões!

Já para empresas presenciais, uma ideia muito legal é a empresa produzir pulseiras comemorativas com o tema do Setembro Amarelo, assim, seus colaboradores podem utilizá-la durante o expediente no dia estipulado!

Balões da Valorização da Vida

Promova a conscientização e o engajamento de seus colaboradores Sendo uma ação muito gratificante de ser realizada, basta seguir os passos abaixo para realizá-la!

  1. Separe frases especiais sobre a vida e a conscientização;
  2. Coloque-as dentro de uma bexiga de cor amarela e as encha de ar;
  3. Coloque 1 bexiga na mesa de cada colaborador com o seguinte recado: “Sua vida é muito valiosa, estoure e saiba o porquê!”.
  4. Separe um momento do dia para que todos os colaboradores estourem as bexigas juntos;
  5. Por fim, neste momento, é muito interessante que, em ordem, todos leiam as mensagens em voz alta para os outros colaboradores!

Por fim, caso queira tornar a dinâmica mais legal, após o termino das bexigas, distribua uma lembrança para cada colaborador, algo que remeta a essa importante data e as conscientize sobre!

Filmes inspiradores

Que tal compartilhar com seus colaboradores, uma lista de 3 filmes que tratam sobre o tema do Setembro Amarelo!? Ah! Vale ressaltar que alguns deles possuem a versão em livro, que também é incrível!

Bom, vamos à lista:

  • As vantagens de ser invisível – Retrata a história de Charlie, um jovem que sofre de depressão e precisa lidar com o suicídio de seu melhor amigo;
  • O mínimo para viver – Trata sobre questões de transtorno alimentar e saúde mental. Jovens que sofrem de anorexia e perdem as expectativas de suas vidas precisam a aprender a lidar com a doença embarcando em uma jornada de descoberta e superação;
  • Up Altas Aventuras – Apesar de ser uma animação infantil, o filme trata de uma forma leve e emocionante sobre questões relevantes, onde o protagonista precisa a aprender viver com o luto e com a solidão.

Personalize sua Intranet e Rede Social Corporativa:

Essa é uma ação para as empresas que possuem uma Intranet e Rede Social Corporativa? Bom, que tal realizar a customização dela? Certo, aqui em baixo vou citar algumas opções que você pode realizar na personalização de sua rede de comunicação interna!

  • Desenvolva e compartilhe banners e templates temáticos do Setembro Amarelo;
  • Altere a cor de sua intranet para a cor amarela;
  • Ao lado da logo de sua empresa, inclua o símbolo que representa o Setembro Amarelo;
  • Adicione notícias em sua intranet, conscientizando e divulgado a data importante.

Mas espera aí, para você, que não possuí uma rede social corporativa, o que acha de experimentar uma!?

A Vivaintra é uma plataforma completa de comunicação corporativa que tem como propósito, aproximar colaboradores da empresa!

Através de nossa intranet e rede social corporativa, nós promovemos o melhor da comunicação interna para sua empresa com a versão desktop e também mobile.

Com acessibilidade para Android e IOS, torne seus colaboradores mais engajados, produtivos e aproxime sua empresa de seus colaboradores de onde quer que estejam!

São mais de 30 soluções como:

  • Chat;
  • Linha do tempo;
  • Notícias;
  • Comunicados Internos;
  • Workflow e muito mais!

E sabe quer saber o melhor de tudo, você pode experimentá-la totalmente grátis, basta clicar neste link (Experimentar grátis!)

Conclusão

Bom, agora você entende a importância do endomarketing e também da realização de ações sobre o tema em sua empresa, estou certo!?

Que tal colocar essas ações em prática a partir de agora? Não perca tempo, conscientize-os, aumente o sentimento de pertencimento de todos os seus colaboradores, além de aprimorar o engajamento, interação dos mesmos!

Ah! É de grande importância lembrar que, apesar de sua data de conscientização ser celebrada durante o mês de setembro, esta é uma ação que precisa estar aberta durante todo o ano, isso, devido a sua grande importância.

Por fim, hoje nos despedimos por aqui! Mas lembre-se, não enfrente a tempestade só, eu e milhares de outras pessoas estamos aqui para conversar com você!

O Setembro Amarelo é conhecido por uma campanha de prevenção ao suicídio. Por isso, neste mês, é comum ter campanhas que tragam a importância sobre o cuidado com a saúde mental.

Sendo assim, neste post você vai conferir várias informações sobre este movimento tão importante para ser falado em qualquer lugar.

O que é o Setembro Amarelo?

A Campanha Setembro Amarelo foi criada pelo órgão CVV, Centro de Valorização da Vida.

Dessa forma, foi criado em 1962 e é uma organização sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Então, este movimento têm por objetivo abordar os diversos temas.

Dessa maneira, discutir sobre como os transtornos de ansiedade, depressão, burnout, podem influenciar na saúde mental de qualquer pessoa.

Então, durante todo mês de setembro, são realizadas ações para entender que isso também é importante para saúde pública.

Contudo, o suicídio ainda é visto como algo que vem de uma fraqueza de personalidade ou conduta. 

O CVV disponibiliza chat, telefone (188), e-mail atendendo, sob total sigilo, todas as pessoas que precisem de ajuda ou procuram uma maneira de conversar.

Como ajudar na prevenção ao suicídio?

Dessa maneira, segundo um estudo realizado na Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento de suas vidas, pensaram em suicídio e, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Sendo que, em vários desses casos, é possível evitá-los para que se tornem realidade. (Fonte: https://www.setembroamarelo.org.br/prevencao/)

Em primeiro lugar, para ajudar na prevenção é a quebra de tabus com relação a esse tema, que deve ser discutido também no ambiente de trabalho.

Então, trazer o tema nas empresas já torna o assunto mais conhecido e as pessoas acabam se educando mais sobre. Desenvolva ações de endomarketing para o Setembro Amarelo que promovam interação e dão abertura para que os colaboradores falem sobre esse assunto tão importante.

Em segundo lugar, é a educação, como mencionado.

Ou seja, saber quais são as principais causas, além de entender o que e quais são os transtornos mentais, as formas de prevenção, os sintomas, entre outros.

Sendo assim, há um desafio: falar com responsabilidade e de maneira adequada e alinhada, aos que recomendam as autoridades de saúde. (Fonte: https://www.setembroamarelo.org.br/prevencao/)

Conclusão 

Portanto, ainda não conhece o Vivaintra? Então, Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.

Além disso, se gostou deste post, confira nossos outros posts sobre Endomarketing e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.

Deixe uma resposta Cancelar resposta