By Jon Doe
Então, assim como em qualquer processo de comunicação, interferências e falhas também podem acontecer na comunicação interna.
Se refere a qualquer questão física que impeça ou limite a comunicação. Por exemplo, som alto, ambiente externo movimentado, equipamentos de comunicação que não funcionam corretamente.
Ruído físico
Está relacionado a problemas com os canais utilizados na comunicação interna. Sistemas ultrapassados, equipamentos desatualizados, canais que não fazem parte da rotina do colaborador.
Ruído técnico
Esse tipo de ruído se apresenta no próprio colaborador. Problemas emocionais e psicológicos podem afetar a compreensão e retenção das informações comunicadas pela empresa.
Ruído psicológico
São de ordem linguística, e estão ligados como a mensagem é falada e direcionadas. O uso de uma linguagem rebuscada ou cheia de termos técnicos, pode dificultar a compreensão da mensagem.
Ruído semântico
É aquele utilizado para descrever as interferências na comunicação devido a diferenças culturais. Essas diferenças vão além do idioma, elas podem incluir, nacionalidade, valores culturais, normas sociais, entre outras.
Ruído cultural
Sua empresa sofre com esses tipos de ruídos comunicacionais? Então descubra como melhorar sua comunicação interna acessando o canal de conteúdos da VivaIntra