Internet, Intranet e Extranet: qual a diferença?

homem digitando em um computador

Quando falamos sobre internet, entendemos as mudanças significativas que ela trouxe para a vida de toda uma geração, mesmo que não estejam necessariamente relacionadas ao mundo virtual. O mundo corporativo, por sua vez, teve mudanças ainda mais acentuadas, principalmente quando consideramos a importância da comunicação interna das empresas

Seguindo essa linha, a intranet surge como uma ferramenta para auxiliar na comunicação interna, bem como a extranet possibilita a troca de informações da intranet por meio da web. Mas afinal, qual o papel que a internet, intranet e extranet exercem dentro de uma empresa? 

O que é internet? 

De forma resumida, a internet é uma rede que conecta computadores de maneira global, possibilitando que tanto os computadores quanto os dispositivos móveis troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços. Redes sociais, e-mails, transferências eletrônicas, ligações de vídeo, armazenamento em rede e sistemas de gerenciamento são apenas alguns exemplos de como a internet se tornou um meio indispensável nos dias atuais. 

O que é intranet? 

Por outro lado, a intranet, mesmo que possua a mesma lógica de funcionamento que a internet, se diferencia por conectar computadores a um nível específico.

Esse é um dos motivos para que ela seja utilizada como uma ferramenta de comunicação interna, já que as empresas precisam de uma rede de computadores similares à Internet para manter os seus serviços como, por exemplo, os portais corporativos. 

As funcionalidades de uma intranet continuam as mesmas, permitindo envios de e-mails, transferências de arquivos, vídeos chamadas, entre outros. Algumas intranets incluem também, recursos de interação e engajamento, por isso também são conhecidas como redes sociais corporativas.

Outro bom motivo é que, por ser uma rede fechada, interna e exclusiva, a intranet fornece ainda mais segurança aos seus usuários. Ou seja, para utilizar a intranet, é necessário que o usuário seja autorizado, normalmente feito através de um login e senha. 

Quais as diferenças entre a internet e intranet? 

Segurança 

Apesar das possibilidades e vantagens, a Internet apresenta riscos tanto para os computadores quanto para a segurança pessoal, através de vírus e coleta de dados. Já na Intranet, por ser uma rede fechada, isso não acontece. 

Compartilhamento

Tanto a Internet quanto a Intranet permitem o compartilhamento de dados, mas, quando são assuntos periféricos como as impressoras, por exemplo, somente a Intranet permite o compartilhamento. 

Comunicação

Na Internet, a comunicação externa é regra, isso porque é a finalidade da rede. O mesmo não acontece com a Intranet, já que este tipo de comunicação não é permitido. 

Apesar das diferenças, a intranet não poderia existir sem a internet, responsável por grande parte do sucesso. Isso porque já reconhece a intranet como uma ferramenta de aproximação dos colaboradores, favorecendo ainda mais o trabalho em equipe e na melhoria do clima organizacional.

O que é extranet? 

A extranet é uma extensão da intranet. Funciona igualmente como uma intranet, no entanto, sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet. Ou seja, independentemente de onde estiver, a extranet possibilita que você tenha acesso aos dados da empresa. 

A principal vantagem é ter uma plataforma de gerenciamento de processos mais colaborativa, o que significa ter uma base ágil e dinâmica para acesso rápido de pedidos, relatórios, pagamentos e andamento de demandas fora do escritório e de maneira ainda mais segura, uma vez que é controlado pelo servidor da intranet. 

Por que utilizar uma intranet

A intranet é uma ferramenta estratégica digital que reduz custos, possibilita o acesso a documentos importantes e integra diferentes áreas da empresa, principalmente no que está relacionado à comunicação. Além disso, é uma forma de otimizar processos internos e tempo, um ponto que agrega ainda mais praticidade e valor no dia-a-dia. 

A extranet une as funcionalidades da internet e intranet. Dessa forma, aliada à rede de intranet, e utilizando a internet, a extranet se transforma em uma plataforma em modalidade remota. Sendo assim, tanto a utilização da intranet como da extranet vai além das redes corporativas, tornando-se uma solução para empresas, normalmente de médio e grande porte, trabalharem na integração de sistemas e na comunicação interna. 

Quer testar uma intranet completa para o seu negócio? Acesse o site da Vivaintra e descubra como!

3 comments

Comments are closed.